Relato de uma visitação à exposição de anatomia humana para alunos dos níveis básicos de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96081

Palavras-chave:

Anatomia, Educação, Extensão Universitária

Resumo

Objetivos: Descrever na perspectiva dos participantes e da equipe organizadora, a experiência de visitação à exposição de anatomia humana.

Métodos: Organizou-se exposição através de estações temáticas a serem apresentadas ao público, explicando sobre os sistemas anatômicos e a história da anatomia. Coletou-se informações através de questionário. Os dados coletados foram armazenados em banco de dados (Microsoft Excel).

Resultados: O público-alvo da exposição foram alunos dos níveis básicos de educação. 87% dos visitantes fizeram relatos positivos quanto a aprendizagem no evento. Mais de 65% dos visitantes relataram que a exposição os auxiliou na decisão profissional futura. 96% dos visitantes acreditam que o evento cumpriu com o propósito de difundir conhecimentos da área das ciências morfológicas.

Conclusões: O evento se demonstrou eficaz no esclarecimento de dúvidas dos visitantes, assim como, favoreceu o desenvolvimento de novas experiências de aprendizado.

Biografia do Autor

Murilo Pertile Campos, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas.

Ana Luiza Duarte Pich, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas.

Ricardo Netto Goulart, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas.

Mariana Soares Valença, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Enfermagem, mestre em Ciências da Saúde e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Docente do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas.

Joseane Jimenez Rojas, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Biomedicina pelo Instituto Agronômico de Pernambuco. Mestre e Doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Crespo Da Costa, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Saúde e comportamento pela Universidade Católica de Pelotas. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do departamento de morfologia do Instituto de Biologia na Universidade Federal de Pelotas.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001.

DOURADO, João Víctor Lira et al. Tecnologias para a educação em saúde com adolescentes: revisão integrativa. Avances en Enfermería, v. 39, n. 2, p. 235–254, 2021.

FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, 2012.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2010.

MARCELINO, Karina et al. Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, e41341, jan. 2022.

MENEZES NETO, P. E. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC; Imprensa Universitária, 1983. p. 233.

MILLER, Richard L et al. The effects of high impact learning experiences on student engagement. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 53–59, 2011.

MOIMAZ et al. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.

SALBEGO, C. et al. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 23–31, jan. 2015.

SILVA, Ana Lúcia de Brito et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem, Recife, v. 13, p. 1-8, 2019.

Downloads

Publicado

2024-08-28