Relato de uma visitação à exposição de anatomia humana para alunos dos níveis básicos de educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96081Palavras-chave:
Anatomia, Educação, Extensão UniversitáriaResumo
Objetivos: Descrever na perspectiva dos participantes e da equipe organizadora, a experiência de visitação à exposição de anatomia humana.
Métodos: Organizou-se exposição através de estações temáticas a serem apresentadas ao público, explicando sobre os sistemas anatômicos e a história da anatomia. Coletou-se informações através de questionário. Os dados coletados foram armazenados em banco de dados (Microsoft Excel).
Resultados: O público-alvo da exposição foram alunos dos níveis básicos de educação. 87% dos visitantes fizeram relatos positivos quanto a aprendizagem no evento. Mais de 65% dos visitantes relataram que a exposição os auxiliou na decisão profissional futura. 96% dos visitantes acreditam que o evento cumpriu com o propósito de difundir conhecimentos da área das ciências morfológicas.
Conclusões: O evento se demonstrou eficaz no esclarecimento de dúvidas dos visitantes, assim como, favoreceu o desenvolvimento de novas experiências de aprendizado.
Referências
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001.
DOURADO, João Víctor Lira et al. Tecnologias para a educação em saúde com adolescentes: revisão integrativa. Avances en Enfermería, v. 39, n. 2, p. 235–254, 2021.
FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, 2012.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2010.
MARCELINO, Karina et al. Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, e41341, jan. 2022.
MENEZES NETO, P. E. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC; Imprensa Universitária, 1983. p. 233.
MILLER, Richard L et al. The effects of high impact learning experiences on student engagement. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 53–59, 2011.
MOIMAZ et al. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.
SALBEGO, C. et al. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 23–31, jan. 2015.
SILVA, Ana Lúcia de Brito et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem, Recife, v. 13, p. 1-8, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.