Informe de visita a la exposición de anatomía humana para estudiantes de niveles básicos de educación
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96081Palabras clave:
Anatomía, Educación, Extensión UniversitariaResumen
Objetivos: Describir, desde la perspectiva de los participantes y del equipo organizador, la experiencia de visitar la exposición de anatomía humana. Métodos: Se organizó una exposición, a través de estaciones temáticas, para ser presentada al público, explicando sistemas anatómicos y historia de la anatomía. La información se recopiló a través de un cuestionario. Los datos recopilados se almacenaron en una base de datos (Microsoft Excel). Resultados: El público objetivo de la exposición fueron estudiantes de niveles básicos de educación. 87% de los visitantes informaron cosas positivas sobre el aprendizaje en el evento. Más del 65% de los visitantes afirmaron que la exposición les ayudó en sus futuras decisiones profesionales. 96% de los visitantes considera que el evento cumplió su propósito de difundir conocimientos en el área de las ciencias morfológicas. Conclusiones: El evento resultó efectivo para aclarar dudas de los visitantes, además de favorecer desarrollo de nuevas experiencias de aprendizaje.
Citas
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001.
DOURADO, João Víctor Lira et al. Tecnologias para a educação em saúde com adolescentes: revisão integrativa. Avances en Enfermería, v. 39, n. 2, p. 235–254, 2021.
FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, 2012.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2010.
MARCELINO, Karina et al. Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, e41341, jan. 2022.
MENEZES NETO, P. E. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC; Imprensa Universitária, 1983. p. 233.
MILLER, Richard L et al. The effects of high impact learning experiences on student engagement. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 53–59, 2011.
MOIMAZ et al. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.
SALBEGO, C. et al. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 23–31, jan. 2015.
SILVA, Ana Lúcia de Brito et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem, Recife, v. 13, p. 1-8, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.