Dos silenciamentos à construção de reconhecimentos, cumplicidades e autorias de si a partir de um olhar interseccional: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96200

Palavras-chave:

Educação, Juventudes Negras, Literatura Negra, Interseccionalidade

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma ação extensionista desenvolvida, em 2019, entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) de Mariana (MG), junto ao Programa/Serviço Jovem Aprendiz. Nosso objetivo foi mediar reflexões sobre o (re)conhecimento das identidades juvenis marianenses, numa perspectiva interseccional, buscando contribuir para uma formação cidadã crítica da realidade social, a partir das narrativas de autoras/es negras/os. Utilizamos o método de Oficinas em Dinâmicas de Grupo. Como resultados, identificamos uma ausência de escritoras/es negras/os em espaços institucionais, situação suprida por manifestações artísticas literárias, repletas de críticas sociais, que possibilitaram a reflexão sobre os processos de desigualdade social, bem como caminhos para o seu enfrentamento. Concluímos que estas manifestações foram fundamentais para a (re)construção das narrativas a partir das vozes e trajetórias das/dos jovens.

Biografia do Autor

Aquila Bruno Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia, Mestrado em Educação e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cristina Carla Sacramento, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorado em Educação pela Unicamp. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Adelina Malvina Barbosa Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras.

Ágatha Danielli Liberato Ferreira Anastacio, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Tanielly Rosária Santos Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Ana Carolina da Silva , Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2024-08-28