Democracia e extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e97306

Palavras-chave:

Extensão, Democracia, Universidade

Resumo

Neste ensaio reflexivo busco apresentar minhas impressões acerca do processo de implementação da inserção curricular da extensão nas universidades brasileiras. Para o desenvolvimento procuro me sustentar especialmente no corpo teórico proposto por educadores como Paulo Freire e Darcy Ribeiro sobre o papel da educação e da universidade na construção da cidadania. A esse arcabouço teórico adiciono os fundamentos da concepção dialógica previstos na política nacional de extensão consolidada pelo Forproex, base da definição das Diretrizes Nacionais da Extensão estabelecidas pelo CNE em 2018, assim como as impressões apreendidas dos diálogos com gestores da extensão no curso dos últimos 7 anos. Considerando a complexidade e a amplitude da temática, elegi como dimensão central deste ensaio reflexivo o movimento em torno do reconhecimento da extensão como dimensão acadêmica e do processo de inserção curricular da extensão, na expectativa de evidenciar a potencialidade destes na concretização da democracia na educação superior.

Biografia do Autor

Olgamir Amancia Ferreira, Universidade de Brasília

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Professora Associada da Universidade de Brasília. Coordenou o FFORPROEX Regional Centro-Oeste(2018-2019), foi vice-presidenta do FORPROEX (2019-2020), foi Presidenta do FORPROEX (2020-2022) e Coordenadora do COEX /Andifes (2019-2022). É membro da Comissão Permanente de Extensão da AUGM, desde 2018.

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Publicado

2023-12-22