Democracy and university extension
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e97306Keywords:
Extension, Democracy, UniversityAbstract
In this reflective essay I will present some thoughts on the process of implementing the curricular insertion of extension in Brazilian universities. For its development, I seek to rely especially on the theoretical body proposed by educators such as Paulo Freire and Darcy Ribeiro on the role of education and the university in the construction of citizenship. To this theoretical framework I add the foundations of the dialogical conception provided for in the national extension policy consolidated by Forproex, the basis for the definition of the National Extension Guidelines established by the CNE in 2018, as well as impressions learned from dialogues with extension managers over the last 7 years. Considering the complexity and breadth of the theme, I chose as the central dimensions of this reflective essay the movement around the recognition of extension as an academic dimension and the process of curricular insertion of extension, with the expectation of highlighting their potential in realizing democracy in higher education.
References
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFEs. 2018. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=88771. Acesso em: 4 nov. 2023.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 3 nov. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Resolução 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 4 nov. 2023.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1969.
RIBEIRO, Darcy. Universidade para quê? Brasília: Ed. UnB, 1986.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. DECANATO DE EXTENSÃO. Guia da Inserção Curricular da Extensão da UnB. UnB, 2020. Disponível em: https://dex.unb.br/insercaocurricularunb. Acesso em: 4 nov. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.