Relato de experiência de um programa de extensão no estado de Rondônia: formação continuada de professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97353

Palavras-chave:

Programa de Extensão, Formação Continuada de Professores, Matemática, Ciências

Resumo

O programa de extensão intitulado “Diálogos, experiências e pesquisas com professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências no contexto da formação continuada” foi criado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)/Campus de Ji-Paraná e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN)/Campus de Rolim de Moura. Tem o objetivo de promover formação continuada de professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências, abordando diferentes temáticas do processo de ensino-aprendizagem. O programa tem a duração de dois anos (de setembro de 2022 a setembro de 2024) e constitui-se da realização de dois eventos e 16 cursos, totalizando 527 horas. Foram disponibilizadas 915 vagas, com participação preferencial de professores que ensinam matemática (pedagogos e licenciados em matemática), ciências, biologia, física e química. No primeiro ano do programa, foi realizado um evento e sete cursos de extensão para professores das secretarias estadual e municipais do estado de Rondônia. As repercussões das ações formativas em andamento e a solicitação de novos cursos por outras secretarias do estado indica que o programa de extensão tem atingidos seus objetivos com êxito.

Biografia do Autor

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coordenadora do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores/as que Ensinam Matemática (GFOPEM/UNIR - Ji-Paraná). Atualmente é Professora do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística (DAME), bem como do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNIR - Campus de Ji-Paraná. 

Kachia Hedeny Téchio, Universidade Federal de Rondônia

Possui doutorado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa - UNL (2011). Possui mestrado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa - UNL (2006) ambos reconhecidos no Brasil pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. É professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia. Desde 2017 é docente permanente no Programa de Ensino de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza.

Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) (2015) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas (2013). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005), professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística, do Mestrado em Educação Matemática (PPGEM) e do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) ofertado pela Universidade Federal de Rondônia. 

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia

Professor de Matemática Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena. Doutor em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista.

Kécio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR).

Referências

CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 1996.

CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. 2000, Anais. Caxambu: ANDEP, 2000. Acesso em: 19 jul. 2022.

CURI, E; PIRES, C. M. C. Pesquisas sobre a Formação do Professor que Ensina Matemática por Grupos de Pesquisa de Instituições Paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, PUC/SP, 2008, n. 10, p. 151-189, 2008. Acesso em: jun. 2022.

GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

NÓVOA, A. Concepções e práticas da formação contínua de professores. In: NÓVOA, A (Org) Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M.; FIORENTINI, D.; MISKULIN, R. G. S.; GRANDO, R. C.; GAMA, R. P.; MEGID, M. A. B. A.; FREITAS, M. T.M.; MELO, M. V. de. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Revista Quadrante, Lisboa, v. 15, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22800. Acesso em abril. 2023.

SERRAZINA, M. L. M. O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1051-1069, out/dez. 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em jun. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-18