Informe de experiencia de un programa de extensión en el estado de Rondônia: formación continua de profesores que enseñan matemáticas, física, química, biología y ciencias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97353Palabras clave:
Programa de Extensión, Formación Continua de Professores, Matemáticas, CienciasResumen
El programa de extensión titulado “Diálogos, experiencias e investigaciones con profesores que enseñan matemáticas, física, química, biología y ciencias en el contexto de la educación continua” fue creado en la Universidad Federal de Rondônia (UNIR) por el Programa de Posgrado en Educación Matemática (PPGEM)/Campus Ji-Paraná y el Programa de Postgrado en Enseñanza de Ciencias Naturales (PGECN)/Campus Rolim de Moura. Su objetivo es promover la formación continua de docentes que imparten clases de matemáticas, física, química, biología y ciencias, abordando diferentes temáticas en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La duración del programa es de dos años (septiembre de 2022 a septiembre de 2024) y consta de dos eventos y 16 cursos, con un total de 527 horas. Se dispusieron un total de 915 vacantes, con participación preferencial de docentes que imparten clases de matemáticas (pedagogos y licenciados en matemáticas), ciencias, biología, física y química. En el primer año del programa, se realizaron un evento y siete cursos de extensión para docentes de departamentos estatales y municipales del estado de Rondônia. De las repercusiones de las acciones de capacitación en curso y de la solicitud de nuevos cursos por parte de otros secretarios de estado, se desprende claramente que el programa de extensión logró exitosamente sus objetivos.
Citas
CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 1996.
CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. 2000, Anais. Caxambu: ANDEP, 2000. Acesso em: 19 jul. 2022.
CURI, E; PIRES, C. M. C. Pesquisas sobre a Formação do Professor que Ensina Matemática por Grupos de Pesquisa de Instituições Paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, PUC/SP, 2008, n. 10, p. 151-189, 2008. Acesso em: jun. 2022.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.
NÓVOA, A. Concepções e práticas da formação contínua de professores. In: NÓVOA, A (Org) Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M.; FIORENTINI, D.; MISKULIN, R. G. S.; GRANDO, R. C.; GAMA, R. P.; MEGID, M. A. B. A.; FREITAS, M. T.M.; MELO, M. V. de. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Revista Quadrante, Lisboa, v. 15, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22800. Acesso em abril. 2023.
SERRAZINA, M. L. M. O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1051-1069, out/dez. 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em jun. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
