Relato de experiência em formação de extensionista na Universidade Federal do Pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97386

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Formação de Extensionistas, Elaboração de atividades extensionistas

Resumo

Este relato apresenta as etapas adotadas para a elaboração do curso Formação em extensão na Unipampa: contexto, políticas e práticas, ofertado na modalidade a distância na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no ano de 2020. O artigo tem como objetivo relatar essa experiência de formação de extensionistas realizada totalmente online, desde sua concepção até sua avaliação. O curso foi ofertado durante a Pandemia de Covid-19 e, em decorrência do contexto em que foi desenvolvido, trouxe uma série de desafios tanto para os seus propositores quanto para os participantes dessa ação de formação de extensionistas. Com base na análise dos dados relativos à sua oferta, é possível apreender que o curso cumpriu seus objetivos, oferecendo um panorama sobre a Extensão Universitária e oportunizou aos cursistas compreender suas diretrizes e refleti-las na organização de uma ação de extensão.

Biografia do Autor

Daniela Oliveira Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (2011). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2018). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais - NEPPE/UFPel. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa desde de 2013 junto à Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Social. Foi uma das autoras do livro Reflexões e Práticas Extensionistas na Unipampa que deu origem ao curso de mesmo nome, o qual teve seis edições na Universidade entre os anos de 2016 e 2018.   

Amanda Meincke Melo, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É também Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É professora associada na UNIPAMPA, onde exerce a docência no Campus Alegrete desde 2009. Já coordenou a Comissão Local de Extensão do Campus Alegrete, quando também representou o campus na Comissão Superior de Extensão. 

Cristine Machado Schwanke, Universidade Federal do Pampa

Possui Graduação em Engenharia Mecânica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Engenharia, PPGEMMM/UFRGS (1996) e doutorado em Engenharia, PPGEMMM/UFRGS (2000). Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2003-2008) e Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008). Professora Associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (desde 2009). 

Rubya Mara Munhoz de Andrade, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (1986). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e  Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) com doutorado sanduíche na Universidade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto / Portugal. Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal do Pampa atuando na Pró Reitoria de Extensão e Cultura. 

Referências

ANDRADE, Rubya Mara Munhoz. A extensão universitária e a democratização do ensino na perspectiva da universidade do encontro. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 241p. 2019.

ANTONENKO, Pavlo; TOY, Serkan; NIEDERHAUSER, Dale. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment: What Open Source Has To Offer. Iowa State University. Association for Educational Communications and Technology, 27th, Chicago, IL, October 19-23, 2004 Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED485088.pdf. Acesso em: 05 dez. 2024.

FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.

FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão. Manaus, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOBATO. Paula Grizzo. Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar: Contribuições para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes participantes. Tese. (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos). Universidade de São Carlos. São Carlos. 231p. 2020.

LOPES, Daniela Oliveira; ANDRADE, Rubya Mara Munhoz. A Extensão na Unipampa: um olhar sobre a modalidade EaD. FÓRUM EAD., 9., 2019, online. Programação […] Bagé: UNIPAMPA, 2019. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/ead/eventos-2019/ix-forum-ead/programacao-ix-forum-ead/workshop-moodle/. Acesso em: 29 nov. 2024.

NOGUEIRA, Ana Carolina Oliveira; LOPES, Daniela Oliveira; HETSPER, Rafael Vargas. Reflexões e Práticas Extensionistas na Unipampa. 1. ed. Atualizada e Ampliada. Bagé: UNIPAMPA, 2018. 128 p. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/proec/files/2019/07/ebook-reflexoes-e-praticas-extensionistas-na-unipampa-2018.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.

LOPES, Daniela Oliveira; NOGUEIRA, Ana Carolina. Formação em Extensão: o curso Práticas Extensionistas na Unipampa. Youtube. PREC UFPel. 25, set. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GgKwIoK-e90. Acesso em 30 nov. 2024.

SCHMITZ, Daniele dos Anjos. Acessibilidade em Documentos Digitais: uma possibilidade de democratizar a informação e o conhecimento na Unipampa. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 214p. 2017.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Resolução CONSUNI/UNIPAMPA n. 104, de 27 de agosto de 2015. UNIPAMPA, Bagé, 27 ago. 2015. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2010/06/res--104_2015-normas-de-extensao-e-cultura.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Resolução CONSUNI/UNIPAMPA n. 332, de 21 de dezembro de 2021. UNIPAMPA, Bagé, 16 dez. 2021. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/proec/files/2021/12/sei_unipampa-0700488-resolucao-consuni.pdf. Acesso em: 05 dez. 2024.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bagé: UNIPAMPA, 2019. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/propladi/files/2019/11/pdi-2019-2023.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Agora é PROEC. 7 de março de 2024. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/proec/2024/03/07/agora-e-proec/. Acesso em: 05 de dez. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-18