Movimentos literários da antiguidade clássica à contemporaneidade amazônica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97438Palavras-chave:
Teatro, Poesia, Extensão, Antiguidade, Amazônia, Contemporaneidade AmazônicaResumo
O trabalho apresentado tem como objetivo relatar resultados parciais e as atividades de um programa de extensão dividido em quatro projetos que refletem os movimentos literários da antiguidade romana e suas raízes na cultura ocidental e amazonense, bem como os movimentos literários da contemporaneidade, sobretudo a amazônica de contexto parintinense. Apresentamos os processos e procedimentos adotados no funcionamento do grupo extensionista composto por vinte bolsistas, cuja interpretação teatral é a principal atividade, mas a ela seguem as oficinas de leitura e produção textual através de arquétipos, saraus, recitais e oficinas de declamação de poesia, além de atividades laboratoriais de fabrico e produção, bem como de investigação de material didático para o ensino empírico e visitação. Os resultados parciais já demonstram que a proposta colabora com o aprendizado dos discentes envolvidos e com o refinamento das exigências estéticas da comunidade alcançada.
Referências
BARROS, João de; MURTA, Guerreiro. Como se devem ler os escritores modernos. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1941
CARVALHO, Ana Seiça. Relatório de estágio: dentro e fora da personagem. A montagem do festival e a criação do espectáculo. Coimbra: FLUC, 2011 (policop).
CASTIAJO, Isabel. O teatro grego em contexto de representação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
COSEM, Michel. O poder da poesia. trad. Maria Helena Arinto. Coimbra: Livraria Almedina, 1980.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
DEMASI, Domingos (et al.) Teatro, guia prático. Manaus: Editora Valer, 2011.
EVANGELISTA, Ely Raimunda; GRIZOSTE, Weberson, “Sobre a representação da peça teatral latina Truculentus – “O Truculento” de Plauto” Anais da II Jornada de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins (2018) pp.193-204.
FARIA, Maria do Céu Novais, “Metodologia do latim”, ACTAS. Colóquio sobre o Ensino de Latim. Coimbra: Faculdade de Letras, 1973, 67-88.
FRANCO, José António. A poesia como estratégia. Coimbra: Campo das Letras, 1999.
FORPROEX, Política Nacional de Extensão Universitária, Manaus, 2012.
GUEDES, Fátima. Fêmeas memória: Algemas silenciadas. Parintins: Gráfica Editora João XXIII, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GRAÇA, Paulo. Como funciona a poesia. Manaus: Valer, 1999.
GRIZOSTE, Weberson. “O ensino de latim em contexto de formação de professores de língua portuguesa” Revista Philologus 7 (2021) pp. 147-159.
GRIZOSTE, Weberson. “Nas origens do drama e do teatro ocidental. Onde cabe o romance e o cinema?” Boletim de Estudos Clássicos 59 (2015) 153-166.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 6.ed. São Paulo: Ática, 2001.
PASSOS, Letícia Aga Pereira, O Teatro de Marcelo e a busca da legitimação de Augusto: uma análise da sociabilidade teatral (I séc. a.C. – I séc. d.C.), Curitiba: CRV, 2022.
PAZ, Octavio. Arco e a Lira. Trad. de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de história da cultura clássica. vol. 2, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, 64-84.
RIBEIRO, Nívia Maria Messias; GRIZOSTE, Weberson, “Sobre a representação da peça teatral latina Cistellaria – ‘A Comédia da Cestinha’ de Plauto” Anais da I Jornada de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins (2016) pp.75-92.
RICOEUR, Paul. Sobre a Tradução, trad. Maria J. V. Figueiredo. Lisboa: Cotovia, 2005.
ROBERTSON, D. S. Arquitetura Grega e Romana. trad. Júlio Fischer, São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Método do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Maria de Fátima Sousa e, Representações de Teatro Clássico no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Edições Colibri, 1998.
SARUBBI, Hayra Cristine; CARNEIRO, Sabrina; GRIZOSTE, Weberson, “Relatório: I Ludi Insulae” Anuário Nº1 (2023) pp. 26-42.
SARUBBI, Hayra Cristine, NASCIMENTO, Marcelo; GRIZOSTE, Weberson, “Relatório: II Ludi Insulae” Anuário Nº2 (2024) pp. 42-56.
SÁ, Alexandre Lira. “Os ritos nos festivais: origens e formas”. Anais da II Jornada de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins (2018) pp. 103-112.
TAVARES, José Pereira. Como se devem ler os Clássicos. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1941.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VASCONCELOS, Eymard Mourão. “Extensão, educação popular e o movimento de transformação do ensino universitário no campo da saúde” in ARAÚJO FILHO, Targuno de THIOLLENT, Michel Jean-Marie (orgs.), Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. São Carlos: Cubo Multimídia, 2008, pp. 95-117.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Extensio o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico, não sendo permitido o uso para fins comerciais. Caso sejam realizadas adaptações, transformações ou criações a partir do material, estas deverão ser distribuídas sob a mesma licença.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Extensio, em conformidade com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
