Entre a arte e o cuidado em saúde mental: oficinas com mulheres que vivem com esquizofrenia no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97836Palavras-chave:
Saúde Mental, Arte, Formação em Saúde, Cuidado em SaúdeResumo
O objetivo deste texto foi narrar experiências da extensão universitária desenvolvidas por estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia e Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina com mulheres que vivem com transtornos psiquiátricos. Foram realizadas 32 oficinas de arte-cuidado no âmbito do projeto Nise da Silveira, incluindo dispositivos como a pintura, contação de histórias, música, escrita, fotografia, dança e colagem. Participaram 30 mulheres que residem em um Lar de Acolhimento no município de Araranguá, Santa Catarina. As experiências narradas trazem em si a potência para transformar a forma como estudantes da área da saúde significam e ofertam cuidado a pessoas com transtornos psiquiátricos. Ainda, contribuem para qualificar a formação e a atuação de profissionais implicados com a realidade social, com o Sistema Único de Saúde e com a vida, cuja ética baseia-se no vínculo, na produção de novas subjetividades e em práticas pautadas no afeto.
Referências
AMARANTE, Paulo; NUNES, Mônica de Oliveira. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 23, n. 6, p. 2067-2074, jun. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.07082018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 10.216, Lei da Reforma Psiquiátrica de 06 de abril de 2001. Diário Oficial da União.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília, 2004.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Tradução de Renato Aguiar.
EMERICH, Bruno Ferrari.; ONOCKO-CAMPOS, Rosana. Formação para o trabalho em Saúde Mental: reflexões a partir das concepções de Sujeito, Coletivo e Instituição. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e170521, 2019.
FAVARETTO, Celso F. Deslocamentos: entre a arte e a vida. Ars (São Paulo), [S.L.], v. 9, n. 18, p. 94-109, 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-53202011000200007.
GUERREIRO, Caroline; MEINE, Isadora Ribeiro; VESTENA, Liliane Tomazi; SILVEIRA, Luciana de Andrade; SILVA, Manoella Preuss da; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. A arte no contexto de promoção à saúde mental no Brasil. Research, Society And Development, [S.L.], v. 11, n. 4, 18 mar. 2022. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.22106.
GOMES, Lidiane Bernardo; LEITE-JUNIOR, Francisco Francinete. NISE DA SILVEIRA: arte, ciência e saúde mental. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, [S.L.], v. 10, n. 3, p. 1512-1520, 30 dez. 2022. Revista Interfaces: Saude, Humanas e Technologia. http://dx.doi.org/10.16891/2317-434x.v10.e3.a2022.pp1512-1520.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LIMA, Elizabeth Maria Freire de Araújo; PELBART, Peter Pál. Arte, clínica e loucura: um território em mutação. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 709-735, set. 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702007000300003.
MERHY, Emerson. Ensinar aonde a vida se produz: experimentações. In: Dias, M. T. G. et al. (org.). Quando o ensino da saúde percorre territórios: dez anos da Coordenadoria de Saúde. 1. ed. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2020. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/project/quando-o-ensino-da-saude-percorre-territorios-dez-anos- a-coordenadoria-de-saude/.
SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; NETO, Sebastião Benício da Costa; OLIVEIRA, Ênio Chaves de Oliveira. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. e98702, 2021.
SILVA, Thainan Alves; SILVA, Ananda Sodré; MARTINS FILHO, Ismar Eduardo; NERY, Adriana Alves; VILELA, Alba Benemérita Alves. (Re)Visitando a reforma psiquiátrica brasileira: perspectivas num cenário de retrocessos. Avances En Enfermería, [S.L.], v. 38, n. 3, p. 380-386, 1 set. 2020. Universidad Nacional de Colombia. http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v38n3.82440.
VALE, Cibele Silva do; RIBEIRO, Anne Karoliny Carvalho Mendonça; SILVA, Natana Souza da; LAGO, Rozilaine Redi; LAGO, Samara Devai. Arteterapia como estratégia de cuidado em saúde mental no âmbito da atenção primária. Jmphc | Journal Of Management & Primary Health Care | Issn 2179-6750, [S.L.], v. 13, p. 01-02, 6 out. 2021. Lepidus Tecnologia. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v13.1162.
ZANELATTO, João Henrique; JUNG, Gilvani Mazzucco; OZÓRIO, Rafael Miranda. Índios e brancos no processo colonizador do sul catarinense na obra "histórias do grande Araranguá", de João Leonir Dall'Alba. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 174-202, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/2355/1983.
ZANELLA, Andréa Vieira; ROS, Sílvia Zanatta da; REIS, Alice Casanova dos; FRANÇA, Kelly Bedin. Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal. Psicologia em Estudo, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 143-150, jun. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722003000100017.
ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Appris, 2018, 301 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.