Ações de educação alimentar e nutricional para restaurantes populares do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e98635

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional, Culinária, Cardápios

Resumo

Restaurantes populares são equipamentos públicos para promoção de segurança alimentar e nutricional destinados à oferta de refeições adequadas e saudáveis, a preços acessíveis, priorizando população de baixa renda. Objetiva-se relatar as experiências obtidas com atividades de educação alimentar e nutricional do Projeto de Extensão “Mais Sabor na cozinha dos Restaurantes Populares (RP) do Rio Grande do Sul (RS)” destinadas aos manipuladores de alimentos e gestores dos RP do RS. Durante 2023 foram desenvolvidas 7 atividades teórico demonstrativas e disponibilizadas no formato online           os gestores e manipuladores de alimentos dos RP. Para o desenvolvimento das atividades teóricas foram convidados professores a cada tema selecionado conforme temas previamente elencados nos RP. Para a realização das atividades demonstrativas foram selecionados discentes dos cursos de nutrição e de gastronomia, os quais prepararam e gravaram vídeos para demonstração da temática elencada na palestra. Ao total foram produzidos 4 vídeos demonstrativos de atividades, os quais versavam sobre lavagem de mãos, habilidades culinárias, tipos de ervas e preparo de sabão líquido. O projeto proporcionou aprendizado prático aos discentes envolvidos nas atividades e recebeu retorno positivo dos participantes do projeto, mesmo sem alcançar todos os manipuladores de alimentos. O principal resultado obtido foi a aproximação dos discentes com a vivência comunitária, mesmo que de forma online em momentos síncronos e assíncronos, além do desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas de atuação da futura profissão para criar uma ação prática que pudesse ser explicativa para o público que estivesse assistindo sem que fosse cansativo e com isso recomenda-se desenvolver projetos de extensão com inserção do aluno em novas realidades e contextos sociais.

Biografia do Autor

Samira Guerreiro Silva, Universidade Federal de Pelotas

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas.

Ana Caroline Alves, Universidade Federal de Pelotas

Estudante do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas.

Carolina da Silveira Wendt, Universidade Federal de Pelotas

Estudante do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas.

Tatiane Kuka Valente Gandra, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e também Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Alimentos da Universidade Federal de Pelotas.

Graziele Guimarães Granada, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Patrimónios Alimentares pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

Chirle de Oliveira Raphaelli, Universidade Federal do Pampa

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Nutrição na Universidade Federal do Pampa.

Referências

ANICE MILBRATZ DE CAMARGO. Mídias sociais no contexto da socialização culinária: estudo multimétodos sobre conteúdo veiculado e utilização por adultos jovens fundamentado na Teoria Social Cognitiva. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina, 2022.

BRASIL. Mapeamento e caracterização de restaurantes populares. Relatório final. [s.l.] Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais – Pólis, 2005.

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, 2012.

GONÇALVES, M. P.; CAMPOS, S. T. de; SARTI, F. M. Políticas públicas de segurança alimentar no Brasil: Uma análise do Programa de Restaurantes Populares. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 1, n. 1, p. 92–111, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. [s.l: s.n.]

MEDEIROS, M.G.G.A.; CARVALHO, L.R.; FRANCO, R.M. Percepção sobre a higiene dos manipuladores de alimentos e perfil microbiológico em restaurante universitário. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 2, p. 383-392, 2017.

OLIVEIRA, C. P.; MAURO, J.; NUNES, G. A Influência dos Vblogs de Culinária nos Sistemas Social e Cultural de Representação dos Mercados: Participação, Compartilhamento e Novos Modos de Usos dos Alimentos. p. 1–16, 2016. Disponível em: http://www.estudosdoconsumo.com.br/artigosdoenec/ENEC2016-GT09-OliveiraNunes-AInfluenciaDosVBlogsDeCulinariaNoSistemaCulturalESocialDeRepresentacaoDosMercados.pdf

OLIVEIRA, J. T. C. de et al. Popular Restaurants as strategies to fight hunger and to promote Food and Nutrition Security: an integrative review of scientific publications in the period 2011-2021. Revista de Nutrição, , 2023.

PADRÃO, S. M.; AGUIAR, O. B. D. E. Restaurante popular: a política social em questão. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2018.

SIQUEIRA, S. M. C. et al. Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem. Escola Anna Nery, 2017.

TEIXEIRA, A. R. et al. Instrumento para mensurar habilidades culinárias domésticas na atenção primária à saúde. Revista de Saúde Pública, v. 56, p. 1–23, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-18