Ações de educação alimentar e nutricional para restaurantes populares do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e98635Palavras-chave:
Segurança Alimentar e Nutricional, Culinária, CardápiosResumo
Restaurantes populares são equipamentos públicos para promoção de segurança alimentar e nutricional destinados à oferta de refeições adequadas e saudáveis, a preços acessíveis, priorizando população de baixa renda. Objetiva-se relatar as experiências obtidas com atividades de educação alimentar e nutricional do Projeto de Extensão “Mais Sabor na cozinha dos Restaurantes Populares (RP) do Rio Grande do Sul (RS)” destinadas aos manipuladores de alimentos e gestores dos RP do RS. Durante 2023 foram desenvolvidas 7 atividades teórico demonstrativas e disponibilizadas no formato online os gestores e manipuladores de alimentos dos RP. Para o desenvolvimento das atividades teóricas foram convidados professores a cada tema selecionado conforme temas previamente elencados nos RP. Para a realização das atividades demonstrativas foram selecionados discentes dos cursos de nutrição e de gastronomia, os quais prepararam e gravaram vídeos para demonstração da temática elencada na palestra. Ao total foram produzidos 4 vídeos demonstrativos de atividades, os quais versavam sobre lavagem de mãos, habilidades culinárias, tipos de ervas e preparo de sabão líquido. O projeto proporcionou aprendizado prático aos discentes envolvidos nas atividades e recebeu retorno positivo dos participantes do projeto, mesmo sem alcançar todos os manipuladores de alimentos. O principal resultado obtido foi a aproximação dos discentes com a vivência comunitária, mesmo que de forma online em momentos síncronos e assíncronos, além do desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas de atuação da futura profissão para criar uma ação prática que pudesse ser explicativa para o público que estivesse assistindo sem que fosse cansativo e com isso recomenda-se desenvolver projetos de extensão com inserção do aluno em novas realidades e contextos sociais.
Referências
ANICE MILBRATZ DE CAMARGO. Mídias sociais no contexto da socialização culinária: estudo multimétodos sobre conteúdo veiculado e utilização por adultos jovens fundamentado na Teoria Social Cognitiva. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina, 2022.
BRASIL. Mapeamento e caracterização de restaurantes populares. Relatório final. [s.l.] Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais – Pólis, 2005.
FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, 2012.
GONÇALVES, M. P.; CAMPOS, S. T. de; SARTI, F. M. Políticas públicas de segurança alimentar no Brasil: Uma análise do Programa de Restaurantes Populares. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 1, n. 1, p. 92–111, 2011.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. [s.l: s.n.]
MEDEIROS, M.G.G.A.; CARVALHO, L.R.; FRANCO, R.M. Percepção sobre a higiene dos manipuladores de alimentos e perfil microbiológico em restaurante universitário. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 2, p. 383-392, 2017.
OLIVEIRA, C. P.; MAURO, J.; NUNES, G. A Influência dos Vblogs de Culinária nos Sistemas Social e Cultural de Representação dos Mercados: Participação, Compartilhamento e Novos Modos de Usos dos Alimentos. p. 1–16, 2016. Disponível em: http://www.estudosdoconsumo.com.br/artigosdoenec/ENEC2016-GT09-OliveiraNunes-AInfluenciaDosVBlogsDeCulinariaNoSistemaCulturalESocialDeRepresentacaoDosMercados.pdf
OLIVEIRA, J. T. C. de et al. Popular Restaurants as strategies to fight hunger and to promote Food and Nutrition Security: an integrative review of scientific publications in the period 2011-2021. Revista de Nutrição, , 2023.
PADRÃO, S. M.; AGUIAR, O. B. D. E. Restaurante popular: a política social em questão. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2018.
SIQUEIRA, S. M. C. et al. Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem. Escola Anna Nery, 2017.
TEIXEIRA, A. R. et al. Instrumento para mensurar habilidades culinárias domésticas na atenção primária à saúde. Revista de Saúde Pública, v. 56, p. 1–23, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.