Marcos do desenvolvimento infantil em crianças com necessidades de saúde especiais: relato de uma educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e99698Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Educação em Saúde, Criança Hospitalizada, Anormalidade CongênitaResumo
Relatar a experiência de aplicar uma estratégia de educação em saúde sobre os marcos do desenvolvimento infantil, com acompanhantes de crianças com anomalias congênitas e hospitalizadas por longo período de tempo. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência de uma estudante de graduação em enfermagem na aplicação de uma estratégia educativa em um hospital de Fortaleza/CE. A educação em saúde foi realizada em uma manhã do mês de novembro de 2023 com duas acompanhantes em uma unidade de cuidados pediátricos de um hospital em Fortaleza, Ceará, Brasil. Inicialmente houve a explanação teórica, seguido de orientações dialógicas, quando foram empregados os recursos de vídeo e simulações práticas para favorecer a estimulação. Ao final da atividade educativa, as mães relataram que aprenderam novas formas de estimular os seus filhos, mesmo eles estando restritos ao leito. A associação de diversos métodos educativos promove o conhecimento dos acompanhantes quanto à estimulação da criança em cada marco do desenvolvimento, favorecendo o alcance desses marcos ainda no âmbito hospitalar. Diante disso, recomenda-se a realização de intervenções educativas que visem a promoção da equidade no acompanhamento do desenvolvimento infantil de crianças com necessidade de saúde especiais.
Referências
BARREIROS, C.F.C.; GOMES, M.A.S.M.; MENDES JÚNIOR, S.C.S. Children with special needs in health: challenges of the single health system in the 21st century. Rev Bras Enferm., v.73, n.4, e20190037, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0037. Acesso em: 9 ago. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Departamento de Saúde Materno Infantil Coordenação-Geral de Saúde Perinatal e Aleitamento Materno. Caderneta de Saúde da Criança: passaporte para a cidadania. 5ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2022.
CATARINA, C.S. et al. A importância de estudar o medo no desenvolvimento infantil. APEsmo, v.5, e23922, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/23922. Acesso em: 9 ago. 2025.
DEPIANTI, J.R.B.; CABRAL, I.E. Hospitalized children with complex special healthcare needs: multiple case studies. Acta Paul Enferm. , v.36, eAPE012732, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO012732. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/hospitalized-children-with-complex-special-healthcare-needs-multiple-case-studies/. Acesso em: 9 ago. 2025.
FAVARO, L.C. et al. Nurse's perception on assistance to children with special health needs in primary care. Rev Min Enferm., v.24, e-1277, 2020. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141527622020000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 9 ago. 2025.
GELLES, S.D. A neurociência na atuação das cores no cérebro humano e sua eficácia no ensino aprendizagem pela metodologia pedagogia das cores. Gestão & educação, v.2, n.1, p. 55–58, 2020. Disponível em: http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/43. Acesso em: 9 ago. 2025.
JOERKE, G.A.O. et al. Paulo Freire e a educação popular: diálogos para a transformação social. OLEL, v.21, n.7, p. 7103-20, 2023. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/956. Acesso em: 9 ago. 2025.
KLÜSENER, R.C.R. et al. Estruturação de um vídeo educativo sobre cuidados com criança com deficiência. Brazilian Journal of Development, v. 8, n.2, p.9945-58, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-099. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43820. Acesso em: 9 ago. 2025.
LIMA, H.F. et al. (De)constitution of the healthcare network of children/adolescentes with special health care needs. Rev. Enferm. UFSM , v.11, e40, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179769248104. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/48104. Acesso em: 9 ago. 2025.
MARQUES, M.C. et al. Desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes de enfermagem. Rev. baiana enferm. , v.36, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849. Acesso em: 9 ago. 2025.
NUNES, N. J. da S. et al. Vulnerabilidades vivenciadas por crianças com necessidades especiais de saúde no processo de inclusão escolar. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 17, n. 12, p. e12531, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.12-119. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/12531. Acesso em: 9 ago. 2025.
OKOBI, O.E. et al. Analyzing best practices for pediatric well-child clinic visits in the United States for children aged three to five Years: a review. Cureus [Internet], v.15, n.9, e45194, 2023. DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.45194. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/184134-analyzing-best-practices-for-pediatric-well-child-clinic-visits-in-the-united-states-for-children-aged-three-to-five-years-a-review#!/. Acesso em: 9 ago. 2025.
PEREIRA, C.I.P. et al. Psychosocial and Quality-of-Life Impacts of Cancer Treatment in Children and Adolescents. Rev. Bras. Cancerol., v.69, n.3, e-123888, 2023. DOI: https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n3.3888. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3888. Acesso em: 9 ago. 2025.
SANTOS, S.M.S. et al. Tecnologias educativas para o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 20, n. 47, p. e93153, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e93153. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/93153. Acesso em: 23 ago. 2025.
SOUSA, B. V. N. et al.. Vulnerabilidade de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde: implicações para a enfermagem. Saúde em Debate, v. 46, n. spe5, p. 91–103, dez. 2022.
SILVA, M.M. et al. Atuação do enfermeiro na consulta de puericultura. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research BJSCR, v. 32, n. 2, p. 175-179, 2020. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20201004_092943.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.
SANTOS, N.I.M. et al. Vivências de enfermeiros na consulta de puericultura: percepção sobre os sinais de risco/atraso para o desenvolvimento infantil. RUE, v.16, n.1, 2021. doi: https://doi.org/10.33517/rue2021v16n1a1. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1150935. Acesso em: 01 jun. 2024.
SARAIVA, N.C.G.; MEDEIROS, C.C.M.; ARAUJO, T.L. Serial album validation for promotion of infant body weight control. Rev. Latino-Am. Enfermagem. , v.26, e2998, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2194.2998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/QQsTQTDfxVNXDS4VVdptCgQ/?lang=en. Acesso em: 01 jun. 2024
SINNATHAMBY, A. et al. Anxiety in hospitalised families: lessons from the early phase of the COVID-19 pandemic. Singapore Med J. , v.20, n.20, p.1-6, 2023..Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37338493/. Acesso em: 01 jun. 2024.
TORQUATO, I.M.B. et al. Estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento: impacto de uma intervenção com mães. Rev Gaúcha Enferm, v.43, e20210154, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210154.pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/s8jCyrvw5cc8PGbNxjhVX6z/?lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2024.
VARTIC, V. Families of children with disabilities: specific problems and models of support. Review of Psychopedagogy, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 127–135, 2024. DOI: 10.56663/rop.v13i1.79. Disponível em: https://psychopedagogy.unibuc.ro/index.php/RoP/article/view/79. Acesso em: 9 aug. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
