Tecnologias educativas para o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e93153

Palavras-chave:

Tecnologias Educativas, Atividade de Extensão, Diabetes Mellitus Tipo 2, Atenção à Saúde, Comunicação em Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada em ação integrada de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de tecnologias educativas para o autocuidado de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, realizada por discentes e docentes pesquisadores do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão universitária realizado entre os meses de agosto/2022 a janeiro/2023. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas. Como resultado, foram desenvolvidos cinco vídeos educativos sobre comportamento de autocuidado para pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus tipo 2, e que foram disponibilizados para a comunidade, por meio da mídia social YouTube®, no canal “Comunicação & Saúde UFAM”. A partir da vivência dos discentes e docentes, ficou evidente a importância das ações integradas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de tecnologias educativas, na perspectiva de aproximar a universidade e a comunidade, e que esse tipo de prática contribui para a formação dos acadêmicos e promoção da saúde das pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus tipo 2 e que necessitam praticar o autocuidado.

Biografia do Autor

Samantha Michelle Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - FM/UFAM.

Anita Rachel Silva Pimentel, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas - FM/UFAM.

Daniel Brendon Melo Henriques Seabra, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas - FM/UFAM.

Gabriel da Silva Mártires, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas - FM/UFAM.

Celsa da Silva Moura Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Medicina Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunta do Departamendo de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (DSC/FM/UFAM).

Ronilson Ferreira Freitas, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Doutor em Ciências da Saúde (Saúde Coletiva) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (DSC/FM/UFAM).

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Publicado

2023-12-22