Tecnologias educativas para o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e93153Palavras-chave:
Tecnologias Educativas, Atividade de Extensão, Diabetes Mellitus Tipo 2, Atenção à Saúde, Comunicação em SaúdeResumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada em ação integrada de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de tecnologias educativas para o autocuidado de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, realizada por discentes e docentes pesquisadores do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão universitária realizado entre os meses de agosto/2022 a janeiro/2023. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas. Como resultado, foram desenvolvidos cinco vídeos educativos sobre comportamento de autocuidado para pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus tipo 2, e que foram disponibilizados para a comunidade, por meio da mídia social YouTube®, no canal “Comunicação & Saúde UFAM”. A partir da vivência dos discentes e docentes, ficou evidente a importância das ações integradas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de tecnologias educativas, na perspectiva de aproximar a universidade e a comunidade, e que esse tipo de prática contribui para a formação dos acadêmicos e promoção da saúde das pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus tipo 2 e que necessitam praticar o autocuidado.
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