Valorização do conhecimento etnobotânico dos moradores do Sertão do Ribeirão, Florianópolis/SC- Brasil

Autores

  • Victória Duarte Lacerda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mariana Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Luiza Alencar Arraes Assis Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Nivaldo Peroni Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mônica Antunes Ulysséa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p47

Resumo

 

O objetivo deste projeto foi o de promover o retorno de resultados das informações etnobotânicas compiladas por projetos de pesquisa realizados no Sertão do Peri, ou Sertão do Ribeirão, Área de Paisagem Cultural do Parque Municipal da Lagoa do Peri (Florianópolis, SC), possibilitando a articulação entre pesquisa, ensino e extensão universitária. A metodologia utilizada consistiu na elaboração e distribuição de materiais impressos e na realização de encontros com a comunidade. Foram confeccionados e distribuídos 150 folders e 35 cartilhas, e realizados três encontros: o seminário de extensão PERI EM FOCO e dois encontros na comunidade do Sertão do Ribeirão.

Biografia do Autor

Victória Duarte Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é Prpfessora Substituta da Escola Estadual Urbana Benonívio João Martins. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada.

http://lattes.cnpq.br/6431795077555352

Mariana Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Atualmente é graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve o projeto de conclusão de curso na área de Etnobotânica, participa de projeto de pesquisa na área de Ecologia Vegetal e atua como tutora à distância da disciplina Introdução à Ecologia para o Curso de Educação à Distância em Ciências Biológicas. Trabalhou como voluntária em projetos de educação e mobilização comunitária em Malawi, África.

http://lattes.cnpq.br/7508136815551461

Ana Luiza Alencar Arraes Assis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é mestranda do curso de Recursos Genéticos Vegetais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Etnobiologia.

http://lattes.cnpq.br/3113917316706202

Nivaldo Peroni, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pos-doutorado pelo NEPAM e Museu de História Natural (UNICAMP). Atualmente é pesquisador PRODOC do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (RGV) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA-UFSC). Tem experiência na área de Genética e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: domesticação e evolução de plantas, conservação e uso de recursos fitogenéticos, ecologia vegetal, etnobotânica e análise de dados.

http://lattes.cnpq.br/2618273220757185

Downloads

Publicado

2010-07-19