Gestão Participativa na Produção e Oferta de Mudas de Uso Múltiplo na Região de Pombal, PB
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n17p67Abstract
A cidade de Pombal se situa na mesorregião do alto sertão paraibano, caracterizado pelo clima semiárido, onde as altas temperaturas associadas à escassez dos recursos naturais refletem em demandas expressivas por parte da população local, no que diz respeito a melhoria das condições ambientais e qualidade de vida. Dessa forma, o presente trabalho nasceu da necessidade de orientar cidadãos e agricultores de comunidades do município a respeito da relação sustentável entre plantio, colheita e preservação dos recursos vegetais, que possam ser empregadas na melhoria de vida através da arborização urbana e reflorestamento com espécies frutíferas de importância econômica potencial. Através da gestão participativa buscou-se capacitar membros da sociedade rural e urbana do município nas técnicas de viveirismo com a produção e oferta de mudas de uso múltiplo. Para tanto, foram realizadas visitas, palestras e oficinas técnicas, culminando com a distribuição de mudas e conscientização da sociedade como um todo com as questões ambientais. Tanto jovens como adultos do município encontram-se sensíveis com relação a essas questões, o que pode ser fruto da atuação de uma educação ambiental eficaz e esclarecedora. Para os adultos, permanecem as questões culturais como base formadora de um ponto de vista próprio e não condizente com a realidade do espaço em que vive. A gestão participativa parece ser um bom caminho para incorporação de novas práticas e o fortalecimento da consciência ecológica existente entre as comunidades rurais e urbanas do município.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.