Operação Rondon: augmented reality of virtual museum of applied project in early childhood education
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p191Abstract
This article has the objective to present the results of activities carried out with public schools in São José da Boa Vista by the Operação Rondon with the realization of a workshop to present a new teaching tool with Augmented Reality and also shows the evolution of computers and their equipament to the new generation of computer users. Workshops were held in São José da Boa Vista on July 22, 23 and 24 of 2015 with the application of Augmented Reality developed on the extension project UEPG Museum of Computing in schools with pupils aged five to twelve years old. Augmented Reality proved it is a efficient and attractive on the education and support for conventional study materials, helping even in special education.
References
AZUMA, R. T. et. al. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, p. 34-47. 2001.
______. A Survey of Augmented Reality, UNC Chapel Hill, In Presence: Teleoperators and Virtual Environments, 1997.
BIAGINI, Amalyn Mazzottini et. al. Realidade Aumentada e Crianças: Estudo de Viabilidade para o uso no Museu da Computação da UEPG-Museu Virtual. Disponível em: <http://www.uepg.br/proex/conex/9/anais/9conex_anais/153.pdf> Acesso em: 05 ago. 2015.
KIRNER, C. and ZORZAL, E. R. Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos de Realidade Aumentada. XVI SBIE2005 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, UFJF, Juiz de Fora - MG. 2005.
LUZ, R et. al.. Análise de Aplicações de Realidade Aumentada na Educação Profissional: Um Estudo de Caso no SENAI DR/GO. 5o. Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA´2008. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/wrva /artigos/50460.pdf> Acesso em 05. ago. 2015.
REALIDADE AUMENTADA. Disponível em: <http://www.realidadeaumentada.net/>. Acesso em: 05 ago. 2015.
UM GUIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml> Acesso em: 05 ago. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.