Analysis of an extract of reality after “life stories” workshops
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p23Abstract
The staff from the Methodist University of Piracicaba that acted with extension actions in the city of Jurema/PE by Rondon Project (july/2014), in order to guide the youth leadership. The workshop, based on the identity theory, and excelled by the narrative of personal experiences of its members, providing the opportunities to reflect the life stories narrated there. In order to permit analysis of the moments, the “oficineira” caught movement of that reality as if it was a photograph. In order to observe the actions, data categories were created through similarities that occurred in the groups of workshops: the heterogeneity of the characteristics and the homogeneity of the participants’ postures, enabling the perception of a narrators’ singular speech. In this process, the (re)signification of life stories came true by means of the other’s speech, making the oral exposition of the narratives the greatest protagonist.
References
ANTÔNIO, S. Movimento I: Uma nova escuta poética. In: Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009, p. 17-26.
BERGER, J. Modos de ver. Tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CALEGARE, M. G. A. Questões à Psicologia Social a partir de experiências em comunidades ribeirinhas amazônicas. In: LIMA, A. F. (Org.). Psicologia social crítica: paralaxes do contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 197-218.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo, Brasiliense, 2005. 8ª reimpressão da 1ª edição de 1987.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pernambuco. Jurema. Síntese das informações. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=260840&idtema=16&search=pernambuco|jurema|sintese-das-informacoes>. Acesso em: 08 jul. 2015.
LANE, S. T. M. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2004, 5ª reimpr. da 22. ed. de 1994. (Coleção primeiros passos; 39).
______. O Processo Grupal. In: Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984, p.78-98.
LIMA, A. F.; CIAMPA, A. C. Metamorfose humana em busca de emancipação: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. In: LIMA, A. F. (Org.). Psicologia social crítica: paralaxes do contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 11-29.
Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa / Caldas Aulete. GEIGER, P. (Org.) Rio de Janeiro: Lexikon, 2011, p. 740
______. GEIGER, P. (Org.) Rio de Janeiro: Lexikon, 2011, p. 752.
Projeto Rondon: lição de vida e cidadania. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/pagina/id/343/area/C/module/default>. Acesso em: 11 jul. 2015.
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Política de extensão. 4. ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2011.
KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê ed., 2002.
______. O relógio de hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História: São Paulo, ANPUH, História e Manifestações Visuais, v. 25, n. 49, p. 35-42, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.