Design schools in maringá estadual university: creation of an environment of experimentation and exploration in sciences

Authors

  • Gabriel da Cruz Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiton Feitosa do Nascimento Universidade Estadual de Maringá
  • José Cândido de Souza Filho Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Muniz de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Néryla Vayne Justino Alves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p193

Abstract

The identification of phenomena by experimentation and observations has been determining factor throughout history for the development of scientific knowledge. Theories are elaborated by experiences and the understanding of them supports ours paths and offer indicative of our evolution. However, in recent years it has become a challenge to arouse young people's interest in the scientific content that underlies the basis of knowledge in science. In this project, undergraduate students from Maringá Estadual University (UEM) at Goioerê-PR prepare, demonstrate and carry out previous explanations of low-cost experiments in conjunction with physics laboratory experiments for students and teachers of the primary and high school. These interventions aim to bring the university closer to the school community and obtain a space where phenomena previously worked only in the classroom are presented differently from everyday school life.

Author Biographies

Gabriel da Cruz Dias, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp-Campus de Presidente Prudente (2012). Mestrado em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira (2014) com ênfase em compósitos poliméricos, polímeros condutores e partículas magnéticas. Doutorando em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira, com ênfase em fibras poliméricas obtidas por fiação a sopro. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá-UEM-Campus Regional de Goioerê, atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, experimentação e museus itinerantes.

Cleiton Feitosa do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e mestrado em Ciência e Engenharia de materiais pela Universidade de São Paulo/Instituto de Física de São Carlos (USP/EESC/IFSC/IQSC) (2009). Atualmente atua como Professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências (DCI) no campus regional de Goioerê-PR e cursa Doutorado no Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

José Cândido de Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre e doutor em Engenharia Elétrica (microeletrônica), pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com temas na área específica de medidas de rugosidade e contagem de micropartículas sobre lâminas de silício por espalhamento de luz. Professor efetivo do departamento de ciências exatas da Universidade Estadual de Maringá (DCI/UEM) - Campus Regional de Goioerê PR (ingresso por meio de concurso público - edital 254/2013 -; ampla concorrência) onde leciono disciplinas como física geral I, física geral II e física moderna, teoria e laboratório, para os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Plena em Ciências. Tenho interesse especial em óptica aplicada à metrologia, sistemas de controle, experimentos de baixo custo para o ensino de física e simulação de Monte Carlo aplicada a Cinética Química.

Camila Muniz de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Licenciatura Física pela Universidade Estadual de Maringá no Campus Regional de Goioerê, monitora do projeto.

Néryla Vayne Justino Alves, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Licenciatura Plena em Física (2007) pela UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Mestre em Educação(2014) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do grupo de Pesquisa Formação de professores de Ciências Naturais; Membro do Grupo de Extensão Escolas na UEM. Atua principalmente nos temas: formação de professores, indisciplina, currículo e atividades de integração universidade-escola.

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Published

2018-04-23