Proyecto escuelas en la universidad estadual de maringa: creación de un ambiente de experimentación y explotación en ciencias

Autores/as

  • Gabriel da Cruz Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiton Feitosa do Nascimento Universidade Estadual de Maringá
  • José Cândido de Souza Filho Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Muniz de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Néryla Vayne Justino Alves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p193

Resumen

La identificación de fenómenos a través de experimentos y observaciones ha sido un factor determinante a lo largo de la historia para el desarrollo del conocimiento científico. Teorías son elaboradas por medio de experiencias, y la comprensión de ellas fundamentan nuestros caminos y ofrecen indicativos de nuestra evolución. Sin embargo, en los últimos años se ha convertido en un desafío despertar el interés de los jóvenes por el contenido científico que fundamentan la base del conocimiento en ciencias. En este proyecto de extensión universitaria, alumnos graduados del campus Regional de la Universidad Estatal de Maringá (UEM) de Goioerê-PR confeccionaron, demostraron y realizaron explicaciones previas de experimentos de bajo costo junto con equipos del laboratorio de física para alumnos y profesores de la enseñanza media y fundamental. Estas intervenciones apuntan a acercar la universidad de la comunidad escolar y crear un espacio donde los fenómenos antes trabajados sólo en el aula se presentan de forma diferente al cotidiano escolar.

Biografía del autor/a

Gabriel da Cruz Dias, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp-Campus de Presidente Prudente (2012). Mestrado em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira (2014) com ênfase em compósitos poliméricos, polímeros condutores e partículas magnéticas. Doutorando em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira, com ênfase em fibras poliméricas obtidas por fiação a sopro. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá-UEM-Campus Regional de Goioerê, atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, experimentação e museus itinerantes.

Cleiton Feitosa do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e mestrado em Ciência e Engenharia de materiais pela Universidade de São Paulo/Instituto de Física de São Carlos (USP/EESC/IFSC/IQSC) (2009). Atualmente atua como Professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências (DCI) no campus regional de Goioerê-PR e cursa Doutorado no Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

José Cândido de Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre e doutor em Engenharia Elétrica (microeletrônica), pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com temas na área específica de medidas de rugosidade e contagem de micropartículas sobre lâminas de silício por espalhamento de luz. Professor efetivo do departamento de ciências exatas da Universidade Estadual de Maringá (DCI/UEM) - Campus Regional de Goioerê PR (ingresso por meio de concurso público - edital 254/2013 -; ampla concorrência) onde leciono disciplinas como física geral I, física geral II e física moderna, teoria e laboratório, para os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Plena em Ciências. Tenho interesse especial em óptica aplicada à metrologia, sistemas de controle, experimentos de baixo custo para o ensino de física e simulação de Monte Carlo aplicada a Cinética Química.

Camila Muniz de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Licenciatura Física pela Universidade Estadual de Maringá no Campus Regional de Goioerê, monitora do projeto.

Néryla Vayne Justino Alves, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Licenciatura Plena em Física (2007) pela UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Mestre em Educação(2014) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do grupo de Pesquisa Formação de professores de Ciências Naturais; Membro do Grupo de Extensão Escolas na UEM. Atua principalmente nos temas: formação de professores, indisciplina, currículo e atividades de integração universidade-escola.

Citas

BORGES, A. T. Os novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física., v. 19, n.3: p.291-313. 2002.

CEZALLI, S. et al. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciências.In: GUIMARÃES, V.; SILVA, G. A. (Coord.). Implantação do Centro e Museus de Ciências. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. p. 208-218.

CONLON, T. J. A review of informal learning literature, theory and implications for practice in developing global professional competence. Journal of European Industrial Training, Bingley, v. 28, n. 2-4, p. 283-295, 2004.

FLACH, L., ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010.

GASPAR, A. Experiências em ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003.

GOHN, M. G., Educação Não-Formal e Cultura Política. Cortez, São Paulo,1999.

MENDONÇA A.S, DIAS G.C. O CENTRO DE CIÊNCIAS: uma ferramenta para aprendizagem científica informal na prática docente. São Paulo. Blucher Open Acess. 2016.

MOORE, T. W. Philosophy of Education: An Introduction. Londres, pp. 74-76. 1982.

RODRIGUES, D.C.G. A. A Inserção de Atividades Experimentais no Ensino de Ciências em Nível Médio: Um Relato de Sala de Aula. Revista PRAXIS: v1, n.2. 2009

Publicado

2018-04-23