Projeto escolas na Universidade Estadual de Maringá: criação de um ambiente de experimentação e exploração em ciências

Autores

  • Gabriel da Cruz Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiton Feitosa do Nascimento Universidade Estadual de Maringá
  • José Cândido de Souza Filho Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Muniz de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Néryla Vayne Justino Alves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p193

Resumo

A identificação de fenômenos através de experimentações e observações tem sido fato determinante ao longo da história para o desenvolvimento do conhecimento científico. Teorias foram elaboradas por meio de testes experimentais e a compreensão destas fundamentam nossos caminhos e oferecem indicativos de nossa evolução. Porém nos últimos anos tem se tornado um desafio despertar o interesse de nossos jovens pelo conteúdo científico que fundamentam a base do conhecimento em ciências. Neste projeto de extensão universitária, alunos graduandos do campus Regional da UEM de Goioerê-PR confeccionam, demonstram e realizam explicações prévias de experimentos de baixo custo juntamente com equipamentos do laboratório de física para alunos e professores do ensino médio e fundamental. Essas intervenções visam aproximar a universidade da comunidade escolar e criar um espaço onde os fenômenos antes trabalhado apenas em sala de aula é apresentada de forma diferente do cotidiano escolar.E

Biografia do Autor

Gabriel da Cruz Dias, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp-Campus de Presidente Prudente (2012). Mestrado em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira (2014) com ênfase em compósitos poliméricos, polímeros condutores e partículas magnéticas. Doutorando em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira, com ênfase em fibras poliméricas obtidas por fiação a sopro. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá-UEM-Campus Regional de Goioerê, atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, experimentação e museus itinerantes.

Cleiton Feitosa do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e mestrado em Ciência e Engenharia de materiais pela Universidade de São Paulo/Instituto de Física de São Carlos (USP/EESC/IFSC/IQSC) (2009). Atualmente atua como Professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências (DCI) no campus regional de Goioerê-PR e cursa Doutorado no Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

José Cândido de Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre e doutor em Engenharia Elétrica (microeletrônica), pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com temas na área específica de medidas de rugosidade e contagem de micropartículas sobre lâminas de silício por espalhamento de luz. Professor efetivo do departamento de ciências exatas da Universidade Estadual de Maringá (DCI/UEM) - Campus Regional de Goioerê PR (ingresso por meio de concurso público - edital 254/2013 -; ampla concorrência) onde leciono disciplinas como física geral I, física geral II e física moderna, teoria e laboratório, para os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Plena em Ciências. Tenho interesse especial em óptica aplicada à metrologia, sistemas de controle, experimentos de baixo custo para o ensino de física e simulação de Monte Carlo aplicada a Cinética Química.

Camila Muniz de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Licenciatura Física pela Universidade Estadual de Maringá no Campus Regional de Goioerê, monitora do projeto.

Néryla Vayne Justino Alves, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Licenciatura Plena em Física (2007) pela UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Mestre em Educação(2014) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do grupo de Pesquisa Formação de professores de Ciências Naturais; Membro do Grupo de Extensão Escolas na UEM. Atua principalmente nos temas: formação de professores, indisciplina, currículo e atividades de integração universidade-escola.

Referências

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Publicado

2018-04-23