Experience report: training in the first aid of academics of the Pedagogy course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p116

Abstract

This project aimed to disseminate knowledge about the basic first aid concepts for the Undergraduate Pedagogy course and to strengthen the empowerment of these academics. Eight students from the eighth phase of the pedagogy course participated in the project. A total of six meetings were held with theoretical and practical classes located at the official campus of the Federal University of the South Frontier (UFFS). At the end of the project, a theoretical test was carried out with objective questions to evaluate the evolution of the knowledge of the students and a simulation for their practical evaluation. In this last test, it was left a space for a poll of a dissertation character, in order to evaluate in a more specific way the project. By expanding the knowledge of this subject to society, there is in a way a contribution to the reduction of health problems. These scientifically grounded knowledge can help save lives. The project was carried out during the months of August to December of 2016.

Author Biographies

Kelly Aparecida Zanella, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira formada em 2016 pela UFFS em Chapecó, SC. Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, denominado atenção ao paciente crítico- urgência e emergncia e UTI, ministrado na modalidade a distância pela UNINTER.

Marizete Pigato Toldo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira formada em 2016 pela UFFS em Chapecó, SC. Cursando atualmente Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, denominado atenção ao paciente crítico, ministrado na modalidade a distância pela UNINTER.

Fabrício Maas, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Fabíola Feltrin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Residente de Enfermagem em Urgência e Emergência/ HURCG

Gelson Aguiar da Silva Moser, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS; enfermeiro,especialista em saúde coletiva- epidemiologia pela Universidade de Brasília- UnB; mestre em enfermagem na área clínica/cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará - UFC e doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou como enfermeiro da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, nas unidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza por quase 17 anos. Publicou diversos trabalhos em anais de eventos, revistas indexadas e eventos, nacionais e internacionais Tem experiência na área de reabilitação neurológica, tanto lesão da medula espinhal como lesão cerebral, na área de UTI e trauma; urgência e emergência.

References

BOAVENTURA, Ana Paula et al. Primeiros socorros no ambiente escolar relato de experiência na divisão de educação infantil e complementar da universidade estadual de campinas. Revista Saberes Universitários, Campinas, v. 2, n. 2, p.147-158, set. 2017. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/saberes/article/view/7596/4556. Acesso em: 25 out. 2017.

CALANDRIM, Lucas Felix et al. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Revista Rene, Campinas, v. 3, n. 18, p.292-299, maio 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044. Acesso em: 25 out. 201

CARVALHO, Luana Silveira et al. A Abordagem de Primeiros Socorros Realizada Pelos Professores em uma Unidade de Ensino Estadual em Anápolis – GO. Ensaios e Ciência: Biológicas, Agrárias e da Saúde, Anápolis, v. 18, n. 1, p.25-30, 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26037787004. Acesso em: 17 jul. 2017.

ESTEVES, Dulce et al. Avaliação do conhecimento dos professores de educação física para reagirem a situações de emergência. Revista Motricidade, Ribeira de Pena- Portugal, v. 1, n. 11, p.39-52, 2015. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/3125/5153. Acesso em: 25 out. 2017.

FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz -. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, 2003. 170 p. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros. Acesso em: 17 jul. 2017.

LEMOS et al. Educação em saúde: a experiência de alunos de Medicina no ensino em primeiros socorros. Revista participação n. 20 (2011) Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/6392/5901 Acesso e: 24/10/2017

MATOS, Diana Oliveira do Nascimento; SOUZA, Ruth Soares de; ALVES, Shirlei Marly. Inclusão da disciplina de primeiros socorros para alunos do ensino básico. Revista Interdiciplinar, Piauí, v. 9, n. 3, p.168-178, 07 mar. 2016. Disponível em: http://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/923/pdf_354. Acesso em: 17 jul. 2017.

NARDINO, Janaine et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto &sa;úde Ijuí., Ijuí, v. 12, n. 23, p.88-92, 2012. Julho A Dezembro. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/download/.../2545. Acesso em: 03 ago. 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, Miguel A. de; SILVA JÚNIOR, Carlos Jaime da; TOLEDO, Elizandra Maria de. O Conhecimento em Pronto-Socorrismo de Professores da Rede Municipal de Ensino do Ciclo I de Cruzeiro-SP. Educação, Cultura e Comunicação, São Paulo, v. 4, n. 7, p.39-48, 01 jun. 2013. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/591. Acesso em: 15 jul. 2017.

PATRÍCIO, Anna Cláudia Freire Araújo et al. Conhecimento dos profissionais que trabalham na educação infantil: prevenção e manejo do trauma. Revista Enfermagem Ufpe On Line, Recife, p.6617-6623, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/12316/15007. Acesso em: 24 out. 2017.

VERONESE, Andréa Márian et al. Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Revista Gaucha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p.179-182, mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472010000100025. Acesso em: 03 ago. 2016.

Published

2018-12-18