Curricular stage supervised in a family health strategy: a report of academic experience

Authors

  • Alessandra Schmidt Universidade Federal do Pampa
  • Bruna Stamm Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Zubiaurre dos Santos Prefeitura Municipal de Uruguaiana
  • Lilian Stumm Prefeitura Municipal de Uruguaiana
  • Maria Eduarda Deitos Vasquez Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p141

Abstract

The Curricular Component Supervised Internship I (ECS I) of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), which is compulsory, is taken by the student of the 9th semester of Undergraduate Nursing. The latter receives technical supervision from a health care nurse, a counselor, and an internship supervisor. The study aims to describe the experience lived by the academic during the internship in the Family Health Strategy (FHS). This is an experience report that describes two activities of the work plan in the Health Education Dimension during ECS I in the months of March and April 2018. The activities were: waiting room on the topic of cholesterol and group of pregnant women with participation of the Multiprofessional Residency in Public Health with emphasis on breastfeeding. The experience was highly relevant, providing elaboration and intervention with a work plan, correlating theory and practice, and creating a link with the FHS and population teams.

Author Biographies

Alessandra Schmidt, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do 8º semestre de graduação do curso de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Tecnóloga em Processos Gerenciais formada pela UNINTER (2009 - 2011). Técnica em Enfermagem formada pela Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA (2011 - 2013). Monitora das disciplinas de Anatomia I e II (segundo semestre de 2014). Bolsista do PET Vigilância em Saúde do Trabalhador do Campo (dez 2014 - abril 2015). # Bolsista PDA de iniciação científica - Saúde do Trabalhador (junho 2016 - dez. 2016). Bolsista PDA da Monitoria do Componente curricular - Enfermagem no Cuidado a Saúde da Mulher (abril 2016 - setembro 2016). Voluntária no Grupo de Pesquisa e Estudos em Saúde da Mulher (outubro de 2016 até o momento).

Bruna Stamm, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ensino Superior Norte do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS/RS, 2013). Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM/RS, 2015), área de concentração Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde - Bolsista CAPES-DS. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2014). Atualmente, é Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/RS). É vice-coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIPAMPA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Família e Cronicidade da UNIPAMPA e integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM). As áreas de interesse e principais temas de estudo são enfermagem, prática clínica com famílias, oncologia, adoecimento crônico e métodos quantitativos de pesquisa.

Juliana Zubiaurre dos Santos, Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Enfermeira de Estratégia Saúde da Família. Especialista em Saúde Pública.

Lilian Stumm, Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Enfermeira de Estratégia Saúde da Família. Especialista em Saúde da Família.

Maria Eduarda Deitos Vasquez, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica de Enfermagem.

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Published

2019-04-24