Environmental education as a tool for socio-education transformation in a municipal school in Pau dos Ferros / RN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76191

Abstract

Environmental Education (EA) has become one of the essential tools for the dissemination of ideas aimed at promoting environmental quality. In this perspective, this work has as main objective to present a brief experience report of experiences and actions aimed at Environmental Education at the Escola Municipal São Benedito, in Pau dos Ferros, RN.  The methodology consisted of presenting in a playful way through a theatrical play the importance of proper handling of solid waste, as well as emphasizing the 5 R's (Reduce, Reuse, Recycle, Rethink and Refuse). There was also a debate on environmental issues related to waste production and a toy making workshop focusing on the reuse of materials. Thus, Environmental Education actions in these spaces contribute effectively, promoting cultural transformation through socio-educational concepts, which can reflect in improvements in environmental issues.

Author Biographies

Helves Cleverton Guerra Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Integrou o projeto de extensão Empreendedorismo Social e negócios de Impacto Social (ESNIS) e o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS).

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN . Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido, docente do Departamento de Engenharias e Tecnologia. 

Bruna Fernandes Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia UFERSA. Técnica em Meio Ambiente IFCE. Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária UFERSA. Coordenadora Geral do Núcleo Oeste Potiguar CREA Jr RN. Coordenadora de Meio Ambiente do Diretório Central dos Estudantes DCE Romana Barros UFERSA. Representante Discente do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, UFERSA campus Pau dos Ferros, RN. Integrante do Programa de Desenvolvimento de Campanha, de Recursos Digitais, e de Capacitação orientados para o Desenvolvimento Urbano Sustentável - traDUS (UFERSA).

Francisco Soares Roque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). 

Antonio Batista de Queiroz Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Talita Tássia da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é discente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na área de Recursos Naturais e com Linha de pesquisa para Diagnóstico e Conservação Ambiental. 

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Published

2021-08-26