A educação ambiental como meio de promoção da qualidade de vida na terceira idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76390

Resumo

A projeção para 2020 da população brasileira na faixa etária equivalente ou superior a 60 anos é da ordem de 30 milhões de habitantes. O tamanho da população nessa faixa etária demanda esforços para inclusão social dessas pessoas com vistas à melhoria da sua qualidade de vida. O projeto Educação Ambiental em Comunidades, desenvolvido na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com a Universidade da Melhor Idade (UMI), consiste em um programa de extensão universitária que promove educação continuada informal com pessoas idosas, permitindo-as participar na construção de novos valores sociais e éticos, desenvolver competências e habilidades para a conservação e utilização dos recursos naturais. O trabalho relata as atividades desenvolvidas pelo projeto Educação Ambiental em Comunidades, em parceria com a UMI, no período de 2014 a 2019, utilizando-se de uma abordagem qualitativa na modalidade relato de experiência através de oficinas, palestras, rodas de conversas, passeios e participação em eventos. É importante o desenvolvimento de trabalhos sobre questões ambientais, para a valorização do idoso e sua participação efetiva em atividades de Educação Ambiental, propiciando a socialização das experiências de vida e produção de saber.

Biografia do Autor

Alexandra Sanae Maeda, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Agronomia pela mesma instituição. Atualmente é docente da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, unidade Campo Grande-MS, atuando na área de Solos. 

Ana Paula Silva Teles, Universidade Católica Dom Bosco

Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. Pós-graduação lato-sensu em Direito Ambiental com Ênfase em Regularização Ambiental e Licenciamento. Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente é docente da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, unidade Campo Grande-MS, atuando nas áreas de Resíduos Sólidos e Sistema e Adequação Ambiental.

Francilina Araújo Costa, Universidade Católica Dom Bosco

Possui doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1994). Atualmente é docente da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, unidade Campo Grande-MS, atuando nas áreas de Fitopatologia e cultura de tecidos de plantas.

Lucas Castro Torres, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003) sendo o mestrado (2006) e o doutorado (2010) também realizados nesta instituição. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia, especialmente em controle biológico, resistência de plantas a insetos e estudos com mosca-branca. Atualmente é professor e extensionista da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.

Otavio Souza Ribeiro, Universidade Católica Dom Bosco

Cursando o 10° semestre em Agronomia na Universidade Católica Dom Bosco.

Gleide da Silva Gama Chiquetto, Universidade Católica Dom Bosco

Cursando o  10° semestre do curso de Agronomia pela Universidade Católica Dom Bosco. Participa do projeto de Extensão Educação Ambiental em comunidades  que visa sustentabilidade e responsabilidade  com o meio ambiente.

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Publicado

2021-08-26