Depressive symptomatology in elderly and the physical activities influency in an extention program

Authors

  • Vanessa Dias Possamai Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Priscilla Cardoso Da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Amanda Suely Rodriguez de Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natanielle Silva Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andréa Kruger Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/807-0221.2017v14n27p93

Abstract

The study objective was to analyze the effects of an university extension program of elderly depressive symptomatology. It was a descriptive study of intervention. The specimen was consisted of 71 eldery people of both sexes participating in an extension program with emphasis on physical activity. The individuals were divided into groups according to age range: G1 -60 to 69 years (n=27), G2 - 70 to 79 years (n=34), G3 - 80 years or more (n=10). The instrument Geriatric Depression Scale - GDS-15 was utilized. The results were collected in tow moments, at the beginning of the activities (evaluation 1) and after nine months of intervention (evaluation 2). The three groups were reduced the score of GDS after the intervention, indicating improvement of depressive symptomatology. The obtained results demonstrate the benefit of performing physical activities, especially when performed in groups, being a positive factor in the prevention of depression in elderly people.

Author Biographies

Vanessa Dias Possamai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Acadêmica do curso de Bacharel em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente bolsista de extensão/pesquisa do Projeto de extensão universitária CELARI (Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso) da ESEF/UFRGSl. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Envelhecimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, idoso, aptidão física, qualidade de vida, envelhecimento ativo e atividade física.

Priscilla Cardoso Da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Feevale, Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Acadêmica do curso de Especialização em Fisioterapia em Gerontologia pela Universidade Estácio e Acadêmica do curso de Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente bolsista de extensão/pesquisa do Projeto de Extensão Universitário Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso (CELARI) da ESEFID/UFRGS. Possui experiência nas áreas de Fisioterapia e Educação Física, com ênfase em Envelhecimento Humano, atuando nas questões de reabilitação, promoção de saúde, atividade física, qualidade de vida e educação.

Amanda Suely Rodriguez de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Educação Física pela UFRGS e acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente bolsista de extensão/pesquisa do projeto de extensão universitária CELARI - Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID/UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Envelhecimento Humano, nos seguintes temas: promoção da saúde, idoso, aptidão física, qualidade de vida e atividade física.

Natanielle Silva Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Fisioterapia na instituição de ensino Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com entrada em 2014 e término previsto para 2018 e cursando o 8° semestre do mesmo. Experiência com trabalho funcional e trabalho de equilíbrio com público de idosos, sendo realizadas atividades funcionais para uma melhor movimentação e prevenção de quedas. Além de experiência com atendimento em traumato-ortopedia e musculoesquelética. Interessada em bolsas de pesquisa e extensão para um aprimoramento de diversas áreas.

 

Andréa Kruger Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Escola Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). É professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado no curso de Saúde Coletiva. Tem experiência na área do envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde e atividade física, estilos de vida e envelhecimento, aptidão física e qualidade de vida.

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Published

2017-12-20