Circo e educação: uma experiência de prática circense no espaço escolar

Autores/as

  • Alberto Carlos de Souza Universidad Nacional Rosario-Argentina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n13p21

Resumen

 

Oficina de cultura de resistência realizada com 27 crianças de 10 anos de idade, estudantes de uma escola pública municipal de Vitória – ES, e que teve como propósito celebrar o Dia Internacional Circo, em 27 de março. Toda a produção estética dessa oficina girou em torno da música “Circo Marimbondo”, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant (1978) e constou com elaboração de pictografias de artistas circenses (desenho com massa de modelar), a partir da questão norteadora: “Quem são esses marimbondos, de quem tanto fala a música?” Os marimbondos foram representados pelas crianças principalmente como figura artistas fantásticos como: palhaços, bailarinas, homem bala, trapezista, e mulher barbada ou mulher gorila. A oficina culminou com a apresentação de toda a produção estética para a família daquelas crianças.

Biografía del autor/a

Alberto Carlos de Souza, Universidad Nacional Rosario-Argentina

Doutorando em Humanidades pela Universidad Nacional Rosario-Argentina. Mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira- Niterói/RJ.Professor da Secretaria Municipal de Educação de Vitória Serra-ES.

 

Publicado

2012-11-19