Projeto Logos – Educação Sexual em Escolas De Ensino Médio

Autores/as

  • Felipe Beal Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Bruno Humberto Fontana Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Dayanne Patricia Vicentin Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Hemanuelle Samia de Aguiar Barreto Dutra Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marly Daólio Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tiago Lucietto Krielow Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Wagner Emmanuel de Morais Farias Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n17p80

Resumen

 

Esse artigo é uma análise das atividades de extensão universitária desenvolvidas por alunos do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) durante o ano de 2011. O projeto se intitula Logos – conhecer para prevenir e tem como objetivo principal informar e dirimir possíveis dúvidas de jovens do Ensino Médio da região do Oeste do Estado do Paraná sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez precoce não planejada, além de abordar temas como preconceito e sexualidade. Tais assuntos são abordados com realizações de dinâmicas. A realização da atividade justifica-se devido ao alto contingente de adolescentes grávidas involuntária e precocemente e também a grande quantidade de jovens que se tornam ativos sexualmente no Brasil e que necessitam de informação, pois o início precoce da vida sexual pode ser um agravante para o comportamento de risco frente a DST. Durante esse ano (2011) foi atingido um público de 707 pessoas. Em cada uma das apresentações realizou-se uma avaliação (através de questionários) antes e após a palestra, sendo coletados 83 pares de questionários. De modo geral, os resultados dessa avaliação foram positivos, demonstrando aquisição de conhecimento e crença na mudança de atitudes frente à sexualidade, evidenciando a relevância do projeto para a divulgação do conhecimento.

Biografía del autor/a

Felipe Beal, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Discente do Terceiro Ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bruno Humberto Fontana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Discente do Terceiro Ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Dayanne Patricia Vicentin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Discente do Segundo Ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Hemanuelle Samia de Aguiar Barreto Dutra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Discente do Segundo Ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Marly Daólio Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina-Pr (1978), Especialização em Psicodrama pelo Instituto Sedes Sapientiae - São Paulo (1984), Especialização em Psicologia Clínica Institucional pela Clínique de Cour Cheverny - Chateau de La Borde- França (1985), Especialização em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Toledo (2002) e Mestrado em Filosofia pela Pontificia Universidade Católica do Paraná - Curitiba (2006). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Medicina e de Farmácia da UNIOESTE -Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ministrando as Disciplinas de Psicologia Médica e Psicologia Social.

Tiago Lucietto Krielow, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Discente do Segundo Ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Wagner Emmanuel de Morais Farias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Discente do Terceiro Ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Publicado

2014-10-09