A educação como artifício de mudança social e ingresso em universidades públicas

Autores

  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cristiano dos Santos Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p2

Resumo

A agroecologia insere-se como nova forma de se trabalhar e pensar na relação homem e campo. A retomada da sustentabilidade agrícola aliada à intensa preocupação social são focos das práticas agroecológicas. O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba participa desde 2009 do Projeto Rondon, para o trabalho foram consideradas as Operações de 2012 a 2014. Como componente da multidisciplinariedade e dentre os objetivos do curso de Agroecologia buscaram-se adaptar atividades às realidades locais e focadas no processo de aprendizado do acadêmico.  Realizaram-se práticas de hortas escolares; atividades de plantio de culturas locais; resgate de plantas alimentícias não convencionais e medicinais; visitas a áreas rurais, entrevistas com produtores rurais; atividades com técnicas de permancultura e bioconstrução. As atividades realizadas serviram como fonte de conhecimento aos acadêmicos, proporcionando vivência em diferentes condições e fonte de troca de saberes com os habitantes locais, um dos focos da agroecologia.

Biografia do Autor

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmico de Fisioterapia pela UFRN campus FACISA.

Cristiano dos Santos Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta, Professor substituto da UFRN campus FACISA.

Downloads

Publicado

2016-05-05