Políticas públicas urbanas: entrenamiento de liderazgo comunitario para ayuntamientos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p87Resumen
El curso de capacitación para lideres comunitarios “Ayuntamientos de las políticas urbanas” tuvo la finalidad de contribuir para el perfeccionamiento de los dirigentes de las asociaciones comunitarias y sindicales, de organizaciones no gubernamentales y de estudiantes universitarios, con el ánimo de lograr su buen rendimiento en consejos de políticas públicas urbanas. Por la Metodología de la Educación Popular se buscó preparar los participantes para la gestión democrática de las ciudades, con la finalidad de desarrollar aptitud en la elaboración, supervisión y control de proyectos de planificación urbanística, de plan maestro, de vivienda, de saneamiento y movilidad urbana y su tratamiento intersectorial. La incorporación de las cuestiones planteadas hizo que los participantes reflexionaran sobre su contribución en la transformación de la realidad social y espacial de sus comunidades, percibiendo la relación intersectorial de las políticas urbanas, y propusieran una agenda urbana para el municipio.Citas
DELIZOICOV, D. Práticas freirianas e o ensino de ciências. In: MATTOS, Cauê (org.). Conhecimento científico e vida cotidiana. São Paulo: Terceira/Margem/Estação Ciência, 2003.
GOHN, M. G. M. O Papel dos Conselhos Gestores na Gestão Urbana. In: TORRES, A. C.; RIBEIRO, E. T.(Org.). Repensando a Experiência Urbana na América Latina: questões, conceitos e valores. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
GOHN, M. da G. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In: SANTOS JUNIOR, O. A. dos, RIBEIRO, L. C. de Q., e AZEVEDO, S. de. Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Renan, Fase, 2004.
HASS, M.; PADILHA, A. G.; BORTOLETTI, E. Concepções sobre o desenvolvimento urbano das cidades de Chapecó (SC) e Erechim (RS): os Conselhos de Planejamento Urbano e o Desenvolvimento Sustentável das Cidades de Chapecó (SC) e de Erechim (RS). Relatório de Pesquisa – Edital 002/PROPEPG/UFFS. 2012.
KLEBA, M. E. et al. O papel dos conselhos gestores de políticas públicas: um debate a partir das práticas em Conselhos Municipais de Chapecó (SC). Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, Mai. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 Dez. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300022.
MARICATO, E.. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 121-192.
MATIELLO, A. M. Construção da urbanidade e o (re)desenho da cidade: possibilidades e limites do planejamento urbano a partir do Estatuto da Cidade. In: Anais do VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007, Niterói. VII Encontro Nacional da ANPEGE: Espacialidades Contemporâneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007.
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Porto Alegre: Gráfica UFRGS. 2013.
SANTOS JUNIOR, O. A. Cidade, cidadania e planejamento urbano: desafios na perspectiva da reforma urbana. In: FELDMAN, S.; FERNANDES, A. (orgs.). O urbano e o regional no Brasil contemporâneo: mutações, tensões, desafios. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 293-314.
TREVISOL, J.; CORDEIRO, M. H.; HASS, M.(Org). Construindo agendas e definindo rumos: I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. Chapecó: UFFS, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.