Políticas públicas urbanas: formação de lideranças comunitárias para os conselhos municipais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p87Resumo
O curso de capacitação para lideranças comunitárias “Conselhos municipais de políticas urbanas” teve a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento de lideranças de associações comunitárias, sindicais, de organizações não-governamentais (ONGs) e de estudantes universitários, visando o seu bom desempenho em conselhos de políticas públicas urbanas. Por meio da metodologia de Educação popular procurou-se capacitar os participantes para a gestão democrática das cidades, de modo a desenvolver competências no que se refere à formulação, acompanhamento e fiscalização quanto às temáticas de planejamento urbano, plano diretor, habitação, saneamento e mobilidade urbana e seu tratamento interesetorial. A incorporação dos temas levou os participantes a refletir sobre sua contribuição na transformação da realidade socioespacial de suas comunidades, percebendo a relação intersetorial das políticas urbanas e levando-as a serem propositores de uma agenda urbana para o município.
Referências
DELIZOICOV, D. Práticas freirianas e o ensino de ciências. In: MATTOS, Cauê (org.). Conhecimento científico e vida cotidiana. São Paulo: Terceira/Margem/Estação Ciência, 2003.
GOHN, M. G. M. O Papel dos Conselhos Gestores na Gestão Urbana. In: TORRES, A. C.; RIBEIRO, E. T.(Org.). Repensando a Experiência Urbana na América Latina: questões, conceitos e valores. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
GOHN, M. da G. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In: SANTOS JUNIOR, O. A. dos, RIBEIRO, L. C. de Q., e AZEVEDO, S. de. Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Renan, Fase, 2004.
HASS, M.; PADILHA, A. G.; BORTOLETTI, E. Concepções sobre o desenvolvimento urbano das cidades de Chapecó (SC) e Erechim (RS): os Conselhos de Planejamento Urbano e o Desenvolvimento Sustentável das Cidades de Chapecó (SC) e de Erechim (RS). Relatório de Pesquisa – Edital 002/PROPEPG/UFFS. 2012.
KLEBA, M. E. et al. O papel dos conselhos gestores de políticas públicas: um debate a partir das práticas em Conselhos Municipais de Chapecó (SC). Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, Mai. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 Dez. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300022.
MARICATO, E.. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 121-192.
MATIELLO, A. M. Construção da urbanidade e o (re)desenho da cidade: possibilidades e limites do planejamento urbano a partir do Estatuto da Cidade. In: Anais do VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007, Niterói. VII Encontro Nacional da ANPEGE: Espacialidades Contemporâneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007.
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Porto Alegre: Gráfica UFRGS. 2013.
SANTOS JUNIOR, O. A. Cidade, cidadania e planejamento urbano: desafios na perspectiva da reforma urbana. In: FELDMAN, S.; FERNANDES, A. (orgs.). O urbano e o regional no Brasil contemporâneo: mutações, tensões, desafios. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 293-314.
TREVISOL, J.; CORDEIRO, M. H.; HASS, M.(Org). Construindo agendas e definindo rumos: I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. Chapecó: UFFS, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.