Utilización de mapas conceptuales como praxis pedagógica en un taller de extensión universitaria: análisis reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p46Resumen
En este artículo se presentan y discutieron resultados obtenidos a partir de la realización de un taller de extensión universitaria ofrecida en el VII SIEPE - Salón Internacional de Enseñanza, Investigación y Extensión, promovido por la Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA. Este taller fue denominado Producción de Mapas Conceptuales (MC) a partir de Temas Abiertos en Química Ambiental, cuyo objetivo consistió en utilizar de Mapas Conceptuales como una estrategia contributiva a la praxis pedagógica. Para ello, fundamentos teóricos y metodológicos referentes a los MC y su estructura teórica balizadora, la Teoría de Aprendizaje Significativa de David Ausubel, que pretende explicar cómo se produce y almacena el conocimiento en la estructura cognitiva del individuo. Fueron discutidos, seguido por la elaboración conjunta de MC emergentes de la lectura de artículos en Química Ambiental. Los datos recolectados - respuestas a cuestionarios y productos de las sistematizaciones - fueron analizados por medio de las técnicas de Análisis textual Discursivo y de la Escala de Likert. Se verificó, por fin, la pertinencia de esta actividad como su amplia potencialidad de contribución a los procesos del enseñar y del aprender, con el fin de hablar del público objetivo y sus productos de sistematización.
Citas
AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BRANDALISE, L. T. Modelos de Medição de Percepção e Comportamento – uma revisão (2005). Disponível em: http://www.lgti.ufsc.br.
FILHO, J. R. F. Mapas Conceituais: Estratégia Pedagógica para Construção de Conceitos na Disciplina Química Orgânica. Ciências e Cognição. v. 12: ps. 86-95, 2007.
LIKERT, R. A Techinique for the measurement of attitudes. Archives of Psycology, n. 140, p.1-55, 1932.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
MOREIRA, M. A.; Uma Abordagem Cognitivista ao Ensino de Física: a Teoria de Aprendizagem de David Ausubel como Sistema de Referência para a Organização do Ensino de Ciências. Porto Alegre, Editora da Universidade, UFRGS, 1983.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Ed. Centauro, 2010, p. 11 – 31.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2006, p. 47.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas v e unidades de ensino potencialmente significativas. UFRGS; Porto Alegre, 2012. Disponível em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf. Acesso em 10 abril de 2016.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e aprendizagem significativa. 1997.
Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 20 de Abril de 2017.
NOVAK, J. D.; Retorno a Clarificar con Mapas Conceptuales. Em: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos: Servivio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a aprender. 2.ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999.
NOVAK, J. D. e CAÑAS, A. J. A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e Como Elaborá-Los e Usá-Los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, 2010. Tradução de Luis Fernando Cerri do original: The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct Them. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298. Acesso em: 12 de Setembro de 2017.
PÉREZ, C.C.C; VIEIRA, R. Mapas Conceituais: geração e avaliação. In: XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. São Leopoldo, 2005. Disponível em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/til/2005/0015.pdf. Acesso em 18 de março de 2016.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas, problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
SILVA, A. L. S. Um Professor de Ciências Pesquisador em Seu Saber/Fazer Pedagógico: metodologias de ensino em um contexto de formação de professores. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016.
TAVARES, R.. Ambiente colaborativo on-line e a aprendizagem significativa de Física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED, 13., 2007. Curitiba: ABED, 2007.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 1-16, 2010.
TAVARES, R. Construindo Mapas Conceituais. Revista Ciências & Cognição 2007; Vol 12: 72-85. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org. Acesso em 20 de março de 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.