EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Lisia Regina Micheis

Resumen

A poJítica nacional da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, enfrenm resistência nas escolas, pela falta de investimentos na formação continuada de professores e nos recursos materiais, gerando dificu1dades no atx:ndimento de alunos com deficiência na rede regular de ensino. Esta pesquisa analisou as condições de oferta do ensino inclusivo para alunos com deficiência, matriculados nas séries iniciais da educação básica das escolas municipais na região centro-oeste do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário, aplicado nos professores que tinham alunos com deficiência em sala de aula. Os resulmdos demonstram que os professores não se consideram preparados para mediar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência e também apresentam certa resistência e preconceito diante da inclusão escolar. Na perspectiva da educação inclusiva, é fundamental investir na formação continuada dos professores, na adaptação de materiais pedagógicos e na eliminação das batteitas arquitetônicas e atitudinais.

Publicado

2015-09-08