Percepção da pandemia de covid-19 reportadas por acadêmicos de um curso de ciências biológicas

Autores

  • Franciele Mara Lucca Zanardo Böhm Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6616-8154
  • Paulo Alfredo Feitoza Bohm Universidade Estadual do Paraná
  • Yasmin de Oliveira Universidade Estadual do Paraná
  • Victória Surâma Ribeiro Gomes Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76288

Resumo

A pandemia de Covid-19 provocou mudanças importantes na rotina da população. Estas mudanças incluem o distanciamento social e os cuidados com a higiene e a saúde. O distanciamento social necessário para reduzir o contágio provocado pelo coronavírus afetou a rotina dos estudantes universitários de instituições presenciais. O objetivo desta pesquisa foi verificar entre os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unespar, campus de Paranavaí, qual o impacto das mudanças provocadas pela pandemia em suas rotinas e verificar se estes estudantes consideram importantes e praticam as regras determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa foi do tipo quantitativa/qualitativa com a aplicação de um questionário online. Os resultados mostraram que os acadêmicos cumprem as determinações de distanciamento social e consideram que a população jovem, além de contaminar outros indivíduos, também pode desenvolver a forma grave da doença. Os participantes desta pesquisa acatam as medidas sanitárias para conter a contaminação pelo Sars-Cov-2.

Biografia do Autor

Franciele Mara Lucca Zanardo Böhm, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunto D da Universidade Estadual do Paraná. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

 

Paulo Alfredo Feitoza Bohm, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná. Atua como professor de Bioquímica e Evolução. 

Yasmin de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Parana.

Victória Surâma Ribeiro Gomes, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná.

Referências

BARIFOUSE, R. Coronavírus: o que significa o alerta da OMS sobre transmissão aérea da covid-19? BBC News Brasil. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53343977. Acesso em 17. jul. 2020.

BRASIL. Portaria n° 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União (DOU). 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereirode-2020-241408388. Acesso em 16. jul. 2020a.

BRASIL. Lei n° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Presidência da República/Secretaria Geral. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Lei/L13979.htm. Acesso em 16. jul. 2020b.

BRASIL. Portaria n° 376, de 3 de abril de 2020. Diário Oficial da União (DOU). 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. A cesso em 16. jul. 2020c.

BRASIL, Opas/Oms. Folha Informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Organização Pan-Americana da Saúde. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em 17. jul. 2020d.

BROOKS, S.K.; DUNN, R.; AML, T. R.; RUBIN, G.J.; GREENBERG, N. A systematic, thematic review of social and occupational factors associated with psychological outcomes in healthcare employees during an infectious disease outbreak. Journal of Occupational and Environmental Medicine. v.60 248–57, 2018.

CUI, J.; LI, F.; SHI, Z. Origin and evolution of pathogenic coronaviruses. Nature Reviews Microbiology, v. 17, n. 3, p. 181-192, 2019.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LI, X.; WANG, W.; ZHAO, X..; ZAI, J.; ZHAO, Q.; LI, Y., A. Transmission dynamics and evolutionary history of 2019‐nCoV. Journal of medical virology, v.92, n.5, 501-511, 2020.

LIMA, C. D., SÁNCHEZ-TARRAGÓ, N., MORAES, D., GRINGS, L., & MAIA, M. R. Global public health emergency due to the COVID-19 pandemic: disinformation, information asymmetry and discursive validation. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, p.1-28, 2020.

LIU, K.; CHEN, Y.; LIN, R.; HAN, K. Clinical features of COVID-19 in elderly patients: a comparison with young and middle-aged patients. Journal of Infection. v.80, p14-18, 2020.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia. v.37, e200067, p.1-8, 2020.

MORAWSKA, L.; MILTON, D. K. It is time to address airborne transmission of COVID-19. Clinical Infectious Diseases, v. 71, n.9, p.2311-2313, 2020.

PAULES, C. I.; MARSTON, H. D.; FAUCI, A. S. Coronavirus infections—more than just the common cold. Jama, v. 323, n.8, 707-708, 2020.

PEREIRA, M. D.; DE OLIVEIRA, L. C.; COSTA, C. F. T.; DE OLIVEIRA B. C. M.; PEREIRA, M. D., DOS SANTOS, C. K. A.; DANTAS, E. H. M. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 6529-74548, 2020.

RAJKUMAR, R. P. Ayurveda and COVID-19: where psychoneuroimmunology and the meaning response meet. Brain, Behavior, and Immunity. S0889-1591(20)30637-1. 2020.

RAMÍREZ-ORTIZ, J.: CASTRO-QUINTERO, D.; LERMA-CÓRDOBA, C.; YELA-CEBALLOS, F.; ESCOBAR CÓRDOBA, F. Consecuencias de la pandemia COVID-19 en la Salud Mental asociadas al aislamiento social. SciELO Preprints, v.1, 1–21, 2020.

REN, LI-LI.; YE-MING, W.; ZHI-QIANG, W.; ZI-CHUN, X.; LI, G.; TENG, X.; YONG-ZHONG, J.; YAN, X.; YONG-JUN, L.; XING-WANG, L.; HUI, L.; GUO-HUI, F.; XIAO-YING, G.; YAN, X.; HONG, G.; JIU-YANG, X.; FAN, Y.; XIN-MING, W.; CHAO, W.; LAN, C.; YI-WEI, L.; BO, L.; JIAN, Y.; XIAO-RUI, W.; JIE, D.; LI LI, C, H.; JIAN-PING, Z.; YI, H.; ZHEN-SHUN, C.; LIN-LIN, L,; ZHAO-HUI, Q.; CHUAN, Q.; QI, J.; BIN, C.; JIAN-WEI, W. Identification of a novel coronavirus causing severe pneumonia in human: a descriptive study.

Chinese Medical Journal (Engl)., v.133, n.9, p.1015–1024, 2020.

ROCHA, L. Estudo identifica linhagens do SARS-CoV-2. Fiocruz. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-identifica-linhagens-do-sars-cov-2. Acesso em 17. jul. 2020.

WANG, C.; PAN, R..; WAN, X..; TAN, Y.; XU, L.; HO, C. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.17, n.5. 1729, 2020.

WU, Z.; MCGOOGAN, J. M. Characteristics of and important lessons from the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in China: summary of a report of 72 314 cases from the Chinese Center for Disease Control and Prevention. Jama, v. 323, n. 13, p. 1239-1242, 2020.

ZHANG, C.; YANG, L.; LIU, S.; M.A, S.; WANG, Y., CAI, Z.; DU, H.; LI, R.; KANG, L. SU, M.; ZHANG, J. LIU, Z.; ZHANG, B. Survey of Insomnia and Related Social Psychological Factors Among Medical Staff Involved in the 2019 Novel Coronavirus Disease Outbreak. Frontiers Psychiatry. v.11, n.306, 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-26