Nutrir Arte: culinary workshops and recreational activities as food and nutrition education strategies in different phases of life
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e82030Abstract
The Nutrir Arte extension project is premised on using Food and Nutrition Education (EAN) actions as a strategy to promote the health and nutrition of different publics in Alfenas-MG. Activities directed to the specificities of each group and age (culinary workshops, games, theater and recreational activities) related to this article are carried out. They are evaluated by the subjective perception of the team (questions, interest and public participation). The results were satisfactory due to the involvement and interaction of the participants, contributing to the collective construction of knowledge and promoting the public's autonomy when participating in the practices. The importance of strengthening the link between the university and society is noted, promoting an exchange of knowledge, where knowledge complements each other, and enables possible positive changes in the health and quality of life of the population through actions that contribute to address of social, economic and environmental problems and issues.
References
ÁVILA, R.S. et al. Educação alimentar e nutricional para adolescentes: O protagonismo como estratégia para práticas alimentares saudáveis. Revista de Saúde e Desenvolvimento Humano, Canoas, v.7, n.3, p.39-48, 2019.
BERTIN, R. L.; MALKOWSKI, J.; ZUTTER, L. C. I.; ULBRICH, A. Z. Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 303-308, set. 2010.
BRASIL, Ministério da Saúde. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil, Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45419.pdf . Acesso em 20. Jul. 2020.
BRASIL, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. – Rio de Janeiro : IBGE, 2016. 132 p.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil/IBGE, Coordenação de trabalho e Rendimento- Rio de Janeiro: IBGE, 2011, 150 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira – 2ed. Brasília, DF: MS; Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica, 2014. 158 p.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68 p.
COELHO, B.M.S.; MACEDO, M.A.D.; PEREIRA, T.G. Avaliação do consumo alimentar de adolescentes segundo a nova classificação de alimentos – nova. R. Interd, [s.l], v. 10, n. 2, p. 32-39, abr. mai. jun. 2017
CONCEIÇÃO, S. S.; SCHNEIDER, H. N.; SOEIRA, E.R. Pedagogia freiriana: o currículo e a prática pedagógica no processo de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.1, p. 204-229, 2019.
DESLANDES, S.S.; ARANTES, A.R. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, Minas Gerais, v. 6, n. 2, p.179-183, dez 2017.
GARCIA, R.W.D., CASTRO, I.R.R.. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da alimentação e nutrição. Ciênc. saúde coletiva, 16(1):91-98. 2011
MOURA, M. S. S. ;GIANNELLA, V. A Arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído - v.6 . 2016. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40739
MUNIZ, L.C. et al. Prevalência e fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras entre adolescentes de escolas públicas de Caruaru, PE. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.2, p.393-404, 2013.
PIASETZKI, C.T.R.; BOFF, E.T.O. Educação alimentar e nutricional e a formação de hábitos alimentares na infância. Revista Contexto & Educação, [s.l], v.33, n.106, p.318-338, 2018.
RIGO, N. ; COBAYASHI, F. Oficinas culinárias para promoção da alimentação saudável: uma experiência na Amazônia Ocidental Brasileira. Disponível em : https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4471901/mod_resource/content/1/NutricaoSaudColetiva-OficinasCulinarias.pdf . Acesso em :27. Abril.2021
SOARES, L. E. S. et al. Sensorialidade para crianças: o paladar na educação física escolar. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 3, p. 327-345, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
