Campaña revive el aceite: educación ambiental y sostenibilidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97007

Palabras clave:

Educación Infantil, Campaña de Reciclaje de Aceite, Biocarburante

Resumen

La extensión universitaria desempeña un papel fundamental en el contexto académico y en la sociedad, aportando innumerables beneficios. Este informe describe la experiencia de las acciones de extensión en cinco escuelas de educación infantil en Passos, MG. En el marco de la campaña "Revive el Aceite", iniciada por estudiantes de ingeniería ambiental de la Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG como parte de la asignatura de Extensión Ambiental, el objetivo era difundir conocimiento sobre la correcta disposición del aceite y recopilar aceite usado. Durante dos semanas, los estudiantes promocionaron la campaña, ofreciendo un aceite nuevo por cada dos litros entregados. Se recopilaron más de 400 litros, que se enviaron a la empresa Brejeiro para su transformación en biocombustible. Se concluye que la promoción de acciones de extensión enfocadas en el reciclaje de aceite estimuló la educación ambiental en las escuelas, fomentando prácticas responsables y la preservación del medio ambiente.

Biografía del autor/a

Maria José Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos e
Chefe do Departamento de Engenharias (DEng). Possui Graduação em Arquitetura e
Urbanismo  pelo Centro Ensino Superior Maceió. Possui graduação em Engenharia
Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Especialização na Área de
Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cultura de Tecidos Vegetais) Universidade Federal
de Lavras. Formação Pedagógica em Química pelo Centro Universitário do Leste de
Minas Gerais. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela
Universidade do Estado de Minas Gerais e Especialização em planejamento
Urbano e Arquitetura.

Érika Andressa da Silva, Instituto Federal Catarinense

Professora do Instituto Federal Catarinense, área de atuação Engenharia
Agrícola e Solos. Possui formação técnica em agroindústria pela Escola Agrotécnica
Federal de Muzambinho, atual IFSul de Minas, Bacharel em Agronomia, Mestrado em Ciência do Solo e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras, área de concentração em Recursos
Ambientais e Uso da Terra. 

Guilherme Silva de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Passos.

Pedro Augusto Soares, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Passos.

Fernanda Medeiros Dutra Reis, Universidade de São Paulo

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -
Campus Passos. Mestre e Doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade
de São Paulo (USP). Especialista em Engenharia de Pavimentação Asfáltica
(PROMINAS - Faculdade Única). Atuou como professora na Universidade do Estado de
Minas Gerais (UEMG-Passos) nas áreas de Estruturas de Madeiras, Estruturas Metálicas,
Fundações e Alvenaria Estrutural (2020-2022).

João Carlos Reis, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Especialização em Gestão e Inovações Tecnológicas na Construção Civil pela Universidade Federal de Lavras e especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é gestor na área de Desenvolvimento Urbano e Rural da Caixa Econômica Federal. 

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Publicado

2024-08-28