Campaign reviving oil: environmental education and sustainability

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97007

Keywords:

Early Childhood Education, Oil Recycling Campaign, Biofuel

Abstract

University extension plays a fundamental role in the academic context and in society, bringing numerous benefits. This report describes the experience of extension activities in five preschools in Passos, MG. Within the "Revive the Oil" campaign, initiated by environmental engineering students from the Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG as part of the Environmental Extension course, the goal was to disseminate knowledge about proper oil disposal and collect used oil. For two weeks, students promoted the campaign, offering a new oil for every two liters collected. More than 400 liters were collected and sent to the Brejeiro company for transformation into biofuel. It is concluded that promoting extension activities focused on oil recycling stimulated environmental education in schools, encouraging responsible practices and environmental preservation.

Author Biographies

Maria José Reis, Minas Gerais State University

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos e
Chefe do Departamento de Engenharias (DEng). Possui Graduação em Arquitetura e
Urbanismo  pelo Centro Ensino Superior Maceió. Possui graduação em Engenharia
Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Especialização na Área de
Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cultura de Tecidos Vegetais) Universidade Federal
de Lavras. Formação Pedagógica em Química pelo Centro Universitário do Leste de
Minas Gerais. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela
Universidade do Estado de Minas Gerais e Especialização em planejamento
Urbano e Arquitetura.

Érika Andressa da Silva, Instituto Federal Catarinense

Professora do Instituto Federal Catarinense, área de atuação Engenharia
Agrícola e Solos. Possui formação técnica em agroindústria pela Escola Agrotécnica
Federal de Muzambinho, atual IFSul de Minas, Bacharel em Agronomia, Mestrado em Ciência do Solo e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras, área de concentração em Recursos
Ambientais e Uso da Terra. 

Guilherme Silva de Souza, Minas Gerais State University

Discente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Passos.

Pedro Augusto Soares, Minas Gerais State University

Discente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Passos.

Fernanda Medeiros Dutra Reis, University of São Paulo

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -
Campus Passos. Mestre e Doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade
de São Paulo (USP). Especialista em Engenharia de Pavimentação Asfáltica
(PROMINAS - Faculdade Única). Atuou como professora na Universidade do Estado de
Minas Gerais (UEMG-Passos) nas áreas de Estruturas de Madeiras, Estruturas Metálicas,
Fundações e Alvenaria Estrutural (2020-2022).

João Carlos Reis, Federal University of Viçosa

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Especialização em Gestão e Inovações Tecnológicas na Construção Civil pela Universidade Federal de Lavras e especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é gestor na área de Desenvolvimento Urbano e Rural da Caixa Econômica Federal. 

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Published

2024-08-28