El papel de la extensión en el proceso pedagógico de formación de profesores: análisis desde la Pedagogía Histórico-Crítica

Autores/as

  • Lilian Giacomini Cruz Zucchini Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7077-5413
  • Elizandra de Oliveira Carvalho Mendonsa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Marcia Conceição de Souza Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e100198

Palabras clave:

Formación Inicial, Formación Continua, Enseñanza de Ciencias, Pedagogía Histórico-Crítica

Resumen

Este texto tiene como objetivo discutir cuestiones que consideramos fundamentales en la formación inicial y continuada de profesores, entre ellas la relación contenido-forma y las acciones extensionistas como parte del proceso pedagógico. Para tanto tenemos en cuenta ser la Enseñanza Superior complejo y susceptible de crítica en cuanto a las funciones que desempeña en el contexto político-ideológico de desarrollo de la sociedad brasileña, y también el hecho de la indisociabilidad entre enseñanza-extensión- investigación todavía no ser totalmente comprendida y ejecutada en la práctica. Para problematizar, recurriremos a dos experiencias distintas desarrolladas en una universidad pública, con la colaboración de grupos del Programa de Beca de Iniciación a la Docencia (Pibid) las cuales vienen a confirmar el papel de la universidad como espacio formativo privilegiado en la formación de profesores por medio de la producción de conocimientos que crean condiciones objetivas para la inserción inicial en el ambiente escolar y para una práctica más coherente y consecuente del profesor en ejercicio.

Biografía del autor/a

Lilian Giacomini Cruz Zucchini, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru). Docente dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) e Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande e, professora orientadora nos Programas de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática (Mestrado Profissional) da UEMS, unidade de Dourados, e em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Campo Grande.

Elizandra de Oliveira Carvalho Mendonsa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Científica e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrado Profissional (UEMS - Dourados). Docente da rede municipal de ensino em Mundo Novo/MS e na rede estadual de Mato Grosso do Sul (SED/MS), com atuação nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Infantil e Coordenadora Pedagógica.

Marcia Conceição de Souza Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Científica e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrado Profissional (UEMS - Dourados). Docente no Ensino Fundamental e Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação (SED-MS). Professora orientadora de Projeto de iniciação científica do PICTEC (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica) da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Citas

BALZAN, Newton César. Ensino e pesquisa no ensino superior: uma relação mal resolvida? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 7., 1994, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, UCG, 1994.

BALZAN, Newton César. Hei de vencer, mesmo sendo professor ou a introjeção da ética do dominador. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 14, n. 58, p. 16-21, out./dez. 1985.

BALZAN, Newton César.; PAOLI, Niuvenius J. Licenciaturas: o discurso e a realidade. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 147-151, 1988.

BENETTI, B. O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. Atas do ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8. Unicamp – Campinas, 2011. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1527-2.pdf Acesso em 20 fev. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: https://cutt.ly/6W5pi8Y Acesso em: 15 mar. 2024

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires.; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. A formação do professor de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e a compreensão de saberes científicos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 13(25), 135-146, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3812 Acesso em 20 mar. 2024.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, 24, 5-15, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002 Acesso em 15 fev. 2024.

DEUS, Sandra de Fátima Batista de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216079 Acesso em 05 abr. 2024.

DINIZ, Renato Eugênio da Silva.; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Pedagogia histórico-crítica: princípios para a formação de professores de ciências e biologia. Debates Em Educação, 12(26), 381-394, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p381-394 Acesso em 10 abr. 2024.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio.; AMARAL, Fernanda Vasconcelos. Convergências e tensões nas pesquisas e nos debates sobre as licenciaturas no Brasil. In Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio.; LEAL, Leiva de Figueiredo Viana.; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (p. 527-550). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/publicacoes/ago-2016/rp-dialogo.pdf Acesso em 14 mar. 2024.

KOCHHANN, Andréa. Epistemologia da extensão universitária: constructos contra-hegemônicos. Goiânia: Ed. Kelps, 2021. Disponível em: https://proex.uesc.br/doc/Repositorio/epistemologia_da_extensao_universitaria.pdf Acesso em 01 maio 2024.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. (M. Echalar, Trad.). São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 2019.

MAIA, Jorge Sobral da Silva. Educação ambiental crítica e formação de professores. (1. ed.), Curitiba, Appris, 2015.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão.; MARTINS, Lígia Marcia. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 97–105, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702 Acesso em: 05 maio. 2024.

MARTINS, Lígia Márcia. O legado do século XX para a formação de professores. In MARTINS, Lígia Márcia.; DURTE, Newton. (Orgs). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. (p. 13-32). São Paulo: Editora Unesp/Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8 Acesso em 15 abr. 2024.

MORI, Rafael Cava. Comunicar o conhecimento para (re)produzi-lo: o lema da extensão universitária. Revista de Cultura e Extensão USP, [S. l.], v. 17, p. 83–95, 2017. DOI: 10.11606/issn.2316-9060.v17i0p83-95. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rce/article/view/141929 Acesso em: 15 maio. 2024.

SAVIANI, Demerval. Extensão Universitária: uma abordagem não extensionista. In SAVIANI, Demerval. Ensino público e outras falas sobre universidade. (p. 46-65). São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. (10a. ed.). Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143-155, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012 Acesso em 18 abr. 2024.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 6(10), 117-124, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015 Acesso em 12 fev. 2024.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos.; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, (spe3), 145-162, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38112 Acesso em 23 mar. 2024.

ZUCCHINI, Lilian Giacomini Cruz.; ALVES, Andrêssa Gomes de Rezende.; NUCCI, Leandro Picoli. A contrarreforma da formação de professores no Brasil: BNC-Formação e os retrocessos para a valorização docente. Educar Em Revista, 39, e87143, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0411.87143 Acesso em 25 mar. 2024.

Publicado

2025-08-27