A presença e a contribuição dos jogos lógicos de tabuleiro no Projeto Rondon
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p224Resumo
Os jogos lógicos de tabuleiro estiveram presentes no Projeto Rondon, na Operação Bororos, no Estado do Mato Grosso, mais especificamente no município de Barra do Bugres, de 13 a 24 de julho de 2015. Esta atividade, promovida através do Programa de Extensão LoBoGames da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi apresentada nas três modalidades de prática (jogo de mesa, jogo gigante e jogo vivo) em cinco diferentes regiões e público-alvo da cidade e da zona rural do município. Neste trabalho estão descritas tais atividades assim como alguns relatos que demonstram a sua aceitação nos públicos-alvo. Trata-se de uma proposta inédita como oficina de uma Expedição Rondon, com potencial para ser explorada futuramente por outras equipes de rondonistas.
Referências
ALLUÉ, Josep M. Jogos para Todo o Ano – primavera, verão, outono e inverno. São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2002.
GIORDANI, Liliane F.; RIBAS, Renato P. Jogos de Raciocínio Lógico na Escolarização de Surdos: promovendo movimentos no currículo. Anais do VIII Congresso Internacional de Educação e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado, RS.
GIORDANI, Liliane F. Movimentos no Currículo, Formação de Professores e Outras Aprendizagens. Anais do 6º Seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação (SBECE), 2015, Canoas, RS.
KISHIMOTO, Tizuko. O Jogo e a Educação Infantil. Florianópolis: Perspectiva, UFSC/CED, NUP, n.22, 2005.
OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de Regras e a Resolução de Problemas. Petrópolis: Editora Vozes, 2. ed., 2004.
RIPOLL, Oriol; CURTO, Rosa Maria. Jogos de Todo o Mundo. São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.