A prática educativa na prevenção de condições crônicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p138Resumo
Com a mudança no cotidiano dos brasileiros nota-se uma clara alteração dos padrões de saúde, sendo a endemia de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) uma das consequências. O presente artigo relata experiências vivenciadas em práticas educativas para promoção de hábitos saudáveis realizadas de março a dezembro de 2015. Nesse trabalho, abordou-se práticas sobre Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares e Obesidade, com orientações e demonstrações para a população. As intervenções foram iniciadas em uma conversa com os participantes sobre meios de prevenção, redução de agravos, discussão sobre receitas mais saudáveis e modificações nos hábitos diários. As práticas revelaram interesse do público na mudança dos estilos de vida e, ainda, os dilemas do cotidiano para essas mudanças. Além disso, verificou-se que há conhecimento geral sobre as DCNT, porém falta principalmente planejamento de prioridades para evitá-las, bem como a valorização e reconhecimento do potencial de autocuidado de cada sujeito.
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