Bases legais do SUS no conselho municipal: um desafio para efetivar a gestão participativa na saúde

Autores

  • Maraisa Manorov Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angela Maria Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Hilhesheim Universidade Comunitária da região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Liane Colliselli Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
  • Larissa Hermes Thomas Tombini Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
  • Valéria Silvana Faganello Madureira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p61

Resumo

Este artigo busca compartilhar alguns dos resultados encontrados no desenvolvimento de um projeto de extensão intitulado “Educação Permanente para Conselheiros Municipais de Saúde: Macrorregião Oeste”. Período: Desenvolvido durante o segundo semestre de 2015. O projeto objetivou fortalecer, qualificar e instrumentalizar os conselheiros municipais de saúde, para o exercício de suas atribuições e competências. Método: Contemplando o histórico da participação social com ênfase na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Como resultado identificou-se considerável desconhecimento dos participantes sobre a legislação do SUS, especialmente em relação ao que define o funcionamento dos conselhos de saúde. Conclusão: Constatou-se que é necessária e urgente a capacitação de conselheiros municipais de saúde para o exercício da sua função, em especial no que tange à legislação, o que implica de forma direta na sua responsabilidade na condição de conselheiro municipal de saúde.

Biografia do Autor

Maraisa Manorov, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda da sexta fase de Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Angela Maria Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Adriana Hilhesheim, Universidade Comunitária da região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Enfermeira mestra, coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Liane Colliselli, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Enfermeira mestra, docente do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Larissa Hermes Thomas Tombini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Enfermeira mestra, docente do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Valéria Silvana Faganello Madureira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Doutora em Enfermagem, docente e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

______. Lei 8.142, 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área de saúde e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: <http://www.conselho.saude.gov.br>. Acesso em: 05 dez. 2015

______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Política nacional de educação permanente para o controle social no Sistema Único de Saúde – SUS / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde.Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 20 p. (Série B. Textos Básicos em Saúde).

______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. (Série B. Textos Básicos de Saúde, Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9).

_____. Ministério da Saúde. Política Nacional da Atenção Básica. Brasília: 2011. (Série E. Legislação em Saúde) Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf > Acesso em: 27 abr 2016

______. Resolução 453/2012, de 10 de maio de 2012, Dispõe sobre diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde: disponível em <http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2012/12_jun_resolucao453.html>. Acesso em: 10 dez 2015.

COLLISELLI, Liane. A compreensão dos conselheiros municipais de saúde sobre a participação social e seus processos. Dissertação, UFSC. Florianópolis, 2009. 124 p.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Sistema de Acompanhamento de Conselhos – SIACS. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/web_siacs/demonstrativo.html> Acesso em: 12 fev. 16.

COTTA, Rosângela Minardi Mitre; CAZAL, Mariana de Melo; RODRIGUES, Jôsi Fernandes de Castro. Participação, Controle Social e Exercício da Cidadania: a (des)informação como obstáculo à atuação dos conselheiros de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 419-38, 2009.

FREITAS, Zenite da Graça Bogea; SOUTO, Kátia Maria Barreto; BONETTI, Oswaldo Peralta.O programa de inclusão digital (pid): fortalecimento dos conselhos de saúde do Brasil. V Congresso CONSAD. Brasília, 2012.

KLEBA, Maria Elisabeth; ZAMPIROM, Keila; COMERLATTO, Dunia. Processo decisório e impacto na gestão de políticas públicas: desafios de um Conselho Municipal de Saúde. Saúde Soc. São Paulo, v.24, n.2, p.556-67, 2015.

PAIM, Jairnilson Silva. A reforma sanitária e o CEBES. Projeto Formação em cidadania para saúde: temas fundamentais da reforma sanitária. Rio de Janeiro: CEBES, 2012. 28p.

POLIGNANO, Marcos Vinicius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. s/d. Disponível em: <http://www.saude.mt.gov.br/upload/documento/16/historia-das-politicas-de-saude-no-brasil-%5B16-030112-SES-MT%5D.pdf>. Acesso em: 29 out. 2015.

ROCHA, Carlos Vasconcelos. Gestão pública municipal e participação democrática no Brasil. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 38, p. 171-185, fev. 2011.

ROLIM, Leonardo Barbosa; CRUZ, Rachel de Sá Barreto Luna Callou; SAMPAIO, Karla Jimena Araújo de Jesus. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde em Debate. Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, p. 139-47. Jan/mar, 2013.

SANTA CATARINA. Plano estadual de educação permanente Santa Catarina- 2010/2013: Diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Secretaria do Estado da Saúde/ Diretoria de Educação Permanente em Saúde. p. 1-74, 2009. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwjK8qah0_LKAhWMEJAKHYBID-gQFggdMAA&url=http%3A%2F%2Fportalses.saude.sc.gov.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D2869%26Itemid%3D82&usg=AFQjCNGiNDQz0XfTQH4dlvhKhoI9z8oBdQ&sig2=KL6yJj6EHl0RwppMhkO69w> Acesso em: 12 fev. 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-14