Educação continuada para agentes comunitários de saúde: uma visão acadêmica

Autores

  • Heloísa Silva Guerra Universidade de Rio Verde http://orcid.org/0000-0002-0617-8112
  • Charles Alberto da Cunha Melo Júnior Universidade de Rio Verde
  • Raissa Silva Frota Universidade de Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p101

Resumo

Os estudantes por meio de relato de experiência avaliaram a situação de vulnerabilidade da população do município de Goianésia através da disciplina Medicina Integrada à Saúde da Comunidade e visitas domiciliares em locais pré-estabelecidos pela instituição de ensino no período de maio a junho do ano de 2016. O objetivo do presente relato é suscitar uma reflexão acerca do cenário atual da educação e saúde empregado para os profissionais de saúde, em especial o ACS. O método utilizado para realizar o proposto baseou-se na observação e avaliação da realidade na área adstrita, o que demonstrou, como resultado, a necessidade da implementação no campo prático da educação continuada dos agentes comunitários de saúde, visando suprimir as principais questões e problemas demandados pela comunidade. Por conseguinte, entende-se que a Saúde da Família deve ser priorizada seguindo os preceitos do SUS para que dessa forma os profissionais estejam capacitados à promover a saúde social.

Biografia do Autor

Heloísa Silva Guerra, Universidade de Rio Verde

Mestre em Saúde Coletiva, Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida de Goiânia e da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás, Campus Ceres.

Charles Alberto da Cunha Melo Júnior, Universidade de Rio Verde

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde.

Raissa Silva Frota, Universidade de Rio Verde

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde.

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Publicado

2018-04-23