Sobre a Revista

Foco e Escopo

Tem por objetivo promover uma disseminação efetiva e permanente de experiências entre docentes e pesquisadores, visando a elevar a qualidade do ensino da Física tanto nas instituições formadoras de novos professores quanto nas escolas em que esses docentes irão atuar.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por no mínimo dois pareceristas externos, selecionados por sua especialidade ou afinidade com o tema dos artigos sob apreciação. 
Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado. 
Somente artigos com dois pareceres favoráveis serão aceitos para publicação.

Periodicidade

Os números da revista são publicados coletivamente.

A periodicidade é quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona uma maior democratização mundial do conhecimento.

Instruções para submeter um artigo

Faça login no site da revista. Caso ainda não seja cadastrado, registre-se primeiro.

Clique em nova submissão para iniciar o processo de envio do artigo.

Abrirá uma tela com 5 passos. Escolha o idioma da submissão e para qual seção da revista você está enviando.

A seguir, leia com atenção os requisitos para envio de manuscrito à revista e marque as caixinhas. Concorde com a declaração de privacidade e clique em “salvar e continuar”.

Uma janela abrirá para que você faça upload do arquivo. Escolha o tipo de arquivo que está enviando ao sistema e depois clique no botão “enviar arquivo” para selecionar o arquivo no seu computador e fazer o upload ao sistema.

Clique em continuar.

Novamente em continuar.

E por fim em concluir.

Se desejar enviar outros arquivos para compor a submissão, como notas da obra, declaração de originalidade, aprovação de comitê de ética, etc., clique em “enviar arquivo” e repita o procedimento anterior.

Depois que todos os arquivos desejados estiverem no sistema, clique em “salvar e continuar”.

Na tela de inserir metadados, preencha o título, subtítulo (se houver) e o resumo. Ao clicar em cada um dos campos abrirá automaticamente um campo adicional para colocar essas informações em outros idiomas que a revista adota.

Para incluir outros autores, clique em “incluir coautor”.

Preencha todos os dados do autor e no final da janela escolha a opção “autor”, marque a caixa “incluir este autor em listas de navegação” e clique em “salvar”. 

Caso queira alterar a ordem dos autores, basta clicar em ordenar.

Preencha as palavras-chave e as referências do artigo e clique em “salvar e continuar”. 

Clique em “Finalizar submissão”.

Confirme o envio clicando em “ok”.

Pronto! Seu artigo foi enviado à revista. 

Taxas para submissão e publicação de textos

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APCs).

Política de detecção de plágio

Antes de serem enviados para a avaliação de pareceristas, os artigos submetidos à Revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física serão verificados por software para identificação de plágio, sendo utilizado o software CopySpider para detecção de plágio em arquivos de texto. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio em todas as suas formas é inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente indicações apontadas pelos softwares utilizados. Caso o plagio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor. 

Estatísticas e Métricas - Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Awstats - julho 2008 - junho 2017

Sponsors

UFSC

UFRGS

CNPq - 2009 - 2010

CNPq - 2011

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

Em dezembro de 1984, foi editado o primeiro número do CBEF. Este, e os três que se seguiram, foram custeados, em sua íntegra, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Este suporte inicial foi decisivo para a implantação do periódico, que teve, desde o seu quinto exemplar (v. 3, n. 1) e durante dez anos, o apoio financeiro do Subprograma Educação para a Ciência (SPEC), do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT/CAPES).

Idealizado originalmente para atuar junto aos professores de Física do estado de Santa Catarina, daí o termo Catarinense em seu nome original (Caderno Catarinense de Ensino de Física), cedo ganhou projeção nacional com a sua divulgação em eventos científicos e remessa a professores de Física de todos os estados da federação.

Em 2002, foi implementado um conjunto significativo de alterações na revista, para adequá-la melhor ao elenco de exigências constantes no instrumento que orientou a avaliação de periódicos científicos na área de Educação, pela CAPES, no ano de 2001. Elas incluíam: ficha catalográfica da revista; resumo dos artigos em inglês; palavras-chave; data de recebimento e de aceitação dos artigos; referências bibliográficas rigorosamente de acordo com as normas da ABNT, entre outras. Além dessas modificações, o nome do periódico, nesta época, foi trocado para Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

A partir de 2015 está sendo publicada apenas a versão online do periódico. 

Atualmente, a revista é A1 no Qualis da Capes.