Sobre a Revista

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é uma publicação do Departamento de Física da UFSC, desde dezembro de 1984. É um periódico quadrimestral, arbitrado, indexado, direcionado prioritariamente para os cursos de Licenciatura em Física e amplamente utilizado em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio.

A partir de 2018, a revista sofreu uma reestruturação e a sua editora principal passou a ser Fernanda Ostermann, professora do Instituto de Física da UFRGS.

A equipe editorial, composta de duas editoras e de oito editores adjuntos, é responsável pela triagem dos artigos (se são recusados ou enviados para análise de pareceristas).

O CBEF passou a contar com quatro novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino da Física e de educação em Ciências:

- Ensino e aprendizagem de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas sobre aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de Ciências/Física em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências/Física e inclusão escolar; abordagens e práticas de avaliação; educação em espaços não formais.

- Formação de Professores de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas sobre modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis de escolaridade; análise de programas e políticas de formação na graduação, em serviço e na pós-graduação; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e ensino de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas relacionadas à educação em Ciências/Física com aportes da História da Ciência; da Epistemologia e Filosofia da Ciência; da Sociologia do conhecimento científico; estudos sobre a natureza da ciência; estudos de gênero com aportes da História, Filosofia e Sociologia da Ciência.

- Currículo de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas, relacionadas à educação em Ciências/Física que necessariamente dialoguem com a literatura educacional sobre currículo para investigar questões curriculares, como, por exemplo, políticas curriculares, abordagens curriculares CTS/A, abordagens curriculares sociocientíficas; alfabetização científica e tecnológica; letramento científico, multiculturalismo, interculturalidade e decolonialidade; políticas de ações afirmativas.

Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

Idiomas: português, espanhol e inglês.

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Edição Atual

v. 40 n. 3 (2023): Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Publicado: 2023-12-14

Editorial

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Formação de Professores de Ciências/Física

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O CBEF passa a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de educação em Ciências:

- Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física,

Desenvolvimento de Materiais Educativos,

- Formação de Professores de Ciências/Física,

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física e

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.