Sobre a Revista

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é uma publicação do Departamento de Física da UFSC, desde dezembro de 1984. É um periódico quadrimestral, arbitrado, indexado, direcionado prioritariamente para os cursos de Licenciatura em Física e amplamente utilizado em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio.

Recentemente, o CBEF passou a contar com quatro novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino da Física e de educação em Ciências:

- Ensino e aprendizagem de Ciências/Física;

- Formação de Professores de Ciências/Física;

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e ensino de Ciências/Física;

- Currículo de Ciências/Física.

Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

Idiomas: português, espanhol e inglês.

Notícias

Notas de Aula da disciplina "Evolução dos Conceitos da Física", ministrada pelo prof. João Zanetic no Instituto de Física da USP, durante vários anos

2020-09-10

O material foi revisado e disponibilizado no link:

<http://fep.if.usp.br/~profis/prod_docente.html>

(clicando em "Notas de aula")

Há uma Apresentação que detalha um pouco mais o trabalho recente de revisão.

 

Saiba mais sobre Notas de Aula da disciplina "Evolução dos Conceitos da Física", ministrada pelo prof. João Zanetic no Instituto de Física da USP, durante vários anos

Edição Atual

v. 38 n. 2 (2021): Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Publicado: 2021-09-20

Editorial

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Desenvolvimento de materiais educativos

Formação de Professores de Ciências/Física

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

Ver Todas as Edições

O CBEF passa a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de educação em Ciências:

- Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física,

Desenvolvimento de Materiais Educativos,

- Formação de Professores de Ciências/Física,

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física e

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.