Sobre a Revista

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é uma publicação do Departamento de Física da UFSC, desde dezembro de 1984. É um periódico quadrimestral, arbitrado, indexado, direcionado prioritariamente para os cursos de Licenciatura em Física e amplamente utilizado em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio.

Recentemente, o CBEF passou a contar com quatro novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino da Física e de educação em Ciências:

- Ensino e aprendizagem de Ciências/Física;

- Formação de Professores de Ciências/Física;

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e ensino de Ciências/Física;

- Currículo de Ciências/Física.

Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

Idiomas: português, espanhol e inglês.

Notícias

O livro “Como estruturar uma aula que faça sentido?” do prof. Nathan Lima apresenta algumas reflexões e sugestões sobre como preparar uma aula que impacte os alunos e cause engajamento

2022-01-27

Preparar uma aula que faça sentido, impacte os alunos e cause engajamento não é uma tarefa fácil. Existem muitas formas de se pensar sobre isso e tentar alcançar esse objetivo. No livro “Como estruturar uma com sentido?”, o prof. Nathan Lima (IF-UFRGS) apresenta algumas reflexões e sugestões sobre o assunto.

https://sites.google.com/view/nathanwlima/materiais-para-download

Saiba mais sobre O livro “Como estruturar uma aula que faça sentido?” do prof. Nathan Lima apresenta algumas reflexões e sugestões sobre como preparar uma aula que impacte os alunos e cause engajamento

Edição Atual

v. 39 n. 3 (2022): Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Publicado: 2022-12-15

Formação de Professores de Ciências/Física

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

Ver Todas as Edições

O CBEF passa a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de educação em Ciências:

- Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física,

Desenvolvimento de Materiais Educativos,

- Formação de Professores de Ciências/Física,

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física e

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.