Argumentação e dimensões do conhecimento nas Ciências da Natureza: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95273Palavras-chave:
BNCC, Argumentação, Dimensões do Conhecimento, Currículos, Ensino de CiênciasResumo
Estudos recentes na área da Educação em Ciências têm destacado a necessidade de investigar de que maneira aspectos relativos ao Ensino de Ciências são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, este estudo visa responder a seguinte questão: Como a argumentação é abordada na área de Ciências da Natureza na BNCC? A pesquisa é de natureza documental, e os dados do objeto de estudo, que é a BNCC, foram analisados a partir do uso articulado dos referenciais teórico-analíticos de Zabala, que aborda as três dimensões do conhecimento: conceitual, procedimental e atitudinal; e de Martins e Macagno, que se concentram na argumentação. Com base na análise, observou-se, das 60 páginas das 595 do documento em que a argumentação é explicitada, apenas 25 excertos mencionam a articulação com as dimensões conceitual, procedimental e/ou atitudinal do conhecimento na área de Ciências da Natureza. Desses, somente 14 trechos associam a argumentação a todas essas dimensões. Portanto, conclui-se que a argumentação é pouco abordada e explorada na área de Ciências da Natureza ao longo do documento da BNCC. As implicações voltadas para a inserção da argumentação nos currículos são apresentadas e problematizadas nesse estudo.
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