Argumentação e dimensões do conhecimento nas Ciências da Natureza: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95273

Palavras-chave:

BNCC, Argumentação, Dimensões do Conhecimento, Currículos, Ensino de Ciências

Resumo

Estudos recentes na área da Educação em Ciências têm destacado a necessidade de investigar de que maneira aspectos relativos ao Ensino de Ciências são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, este estudo visa responder a seguinte questão: Como a argumentação é abordada na área de Ciências da Natureza na BNCC? A pesquisa é de natureza documental, e os dados do objeto de estudo, que é a BNCC, foram analisados a partir do uso articulado dos referenciais teórico-analíticos de Zabala, que aborda as três dimensões do conhecimento: conceitual, procedimental e atitudinal; e de Martins e Macagno, que se concentram na argumentação. Com base na análise, observou-se, das 60 páginas das 595 do documento em que a argumentação é explicitada, apenas 25 excertos mencionam a articulação com as dimensões conceitual, procedimental e/ou atitudinal do conhecimento na área de Ciências da Natureza. Desses, somente 14 trechos associam a argumentação a todas essas dimensões. Portanto, conclui-se que a argumentação é pouco abordada e explorada na área de Ciências da Natureza ao longo do documento da BNCC. As implicações voltadas para a inserção da argumentação nos currículos são apresentadas e problematizadas nesse estudo.

Biografia do Autor

Fernanda Silva Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores, em Amargosa, Bahia. Está iniciando sua especialização em Educação e Interdisciplinaridades em um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, UFRB. Atualmente, é membro do grupo de pesquisa PEQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química. Seus temas de interesse são: argumentação e currículos na área de Educação em Ciências.

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestra em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química e professora colaboradora da Pós-Graduação Lato Senso Especialização - Educação e Interdisciplinaridade da UFRB. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Debates em Ensino de Química, International Journal of Science and Mathematics Education, entre outros. Atualmente é membro do grupo de pesquisa PEQUI, da SBENQ e ABRAPEC . Seus temas de interesse são: ensino investigativo, ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências, práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Breno de Matos de Jesus, Licenciado em Química

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em 2024, concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Josefa Soares de Oliveira em 2017. Integra o grupo de pesquisa P3QUI - Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Química e Ciências. Atuou como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2021 e 2022. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq nos períodos de 2021-2022 e 2022-2024, além de bolsista da FAPESB entre 2022 e 2023. Seus temas de interesse incluem argumentação e investigação na área de Educação em Ciências.

Cristiane Martins da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Química no campus Iturama, ministrando disciplinas na área de de Ensino de Química. Pesquisadora do grupo de pesquisa PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e do grupo REAGIR - Modelagem e Educação em Ciências. Se interessa pelos temas: natureza da Ciência, história da ciência, movimentos epistêmicos, práticas epistêmicas e formação de professores.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Santos, F. S., Martins, M., Jesus, B. de M. de, & Silva, C. M. da. (2024). Argumentação e dimensões do conhecimento nas Ciências da Natureza: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 657–686. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95273

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física