Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos devem conter as seguintes informações:

Os artigos submetidos devem conter as seguintes informações:

- título do artigo no idioma do respectivo artigo e em inglês;

- resumo no idioma do respectivo artigo e em inglês;

- palavras-chave do artigo no idioma do artigo e em inglês;

- instituição com a qual o autor tem vínculo empregatício por extenso, sem abreviaturas;

- indicação da seção da revista em que se enquadra;

- referências bibliográficas seguindo as normas da ABNT, ao final do texto (disponível no site: <http://bu.ufsc.br/framerefer.html>).

Por exemplo (algumas referências são fictícias e outras verdadeiras):

Para um, dois, três ou mais autores:

Um autor: FORATO, T. C. M.

Dois ou três autores: FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A.

Mais que três autores: SILVA, F. R. et al.

Para artigos em periódicos:

CABRAL, S. C. C.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 263-277, dez. 2001.

Para artigos em periódicos eletrônicos:

SILVA, M. T.; BELTRAM, L. K. Cambios conceptuales en Astronomia en niños entre 10 y 12 años de edad. Educación & Ciencia, Ciudad, v. 14, n. 43, mayo 2002. Disponible en: <http://www.scielo.ar/edu> Acceso en: 15 feb. 2003.

Para trabalhos publicados em atas de congressos, simpósios, etc.:

ZANETIC, J. Física e literatura: uma integração possível. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 5, 1996, Águas de Lindóia. Atas... Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 1997. p. 27-33.

VILLANI, A. Formação do professor de ciências no Brasil: tarefa impossível? In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8, 2002, Águas de Lindóia. Atas... São Paulo: SBF, 2002. 1 CD.

BELTRAM, L. K. et al. Investigación en Enseñanza de Astronomia en Latinoamerica. In: SILVA, M. T. et al. (Eds). ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, I, 2005, Rio de Janeiro. Atas... São Paulo: Instituto Nacional, 2005. (CD-ROM, arquivo: p097-125.pdf) (painel; resumo 2p)

Dissertações e teses:

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru.

MASSONI, N. T. A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de Física: a questão da mudança epistemológica. 2010. 412f. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre.

Para livros:

ASSIS, A. K. T. Os fundamentos experimentais e históricos da Eletricidade. Montreal: Apeiron, 2010. 274 p.

SOBRENOME, N. Título do livro. Tradução: Antônio Borges. 2. ed. Brasília: Papirus Editora, 2010. 248 p. v. 3.

Para capítulos de livros:

Autor do capítulo é o mesmo do livro:

BORGES, B. Estudando Astronomia. In:___(Ed.) A Aprendizagem de Astronomia. Cidade: Editora, 1998. cap. 2, p. 13-36.

Capítulo com autoria própria:

PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. Sobre o papel da resolução literal de problemas no ensino da Física: exemplos em Mecânica. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa abordagem integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. cap. 5, p. 101-123.

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. cap. 3. p. 15-24.

Na referência a um autor em uma sentença, o nome deste deve ser colocado em letras maiúsculas somente quando estiver entre parênteses. Por exemplo:

Soares (1977), Ferreira (1978), Pimentel (1979), Watanabe (1980), Saad (1983) e Pinho Alves (1988), entre outros, apresentam e comentam as diferentes maneiras como o laboratório didático é concebido e seus possíveis enfoques ou abordagens.

Diversos autores apresentam e comentam as diferentes maneiras como o laboratório didático é concebido e seus possíveis enfoques ou abordagens (SOARES, 1977; FERREIRA, 1978; PIMENTEL; 1979; WATANABE, 1980; SAAD, 1983; PINHO ALVES, 1988).

Citação:

Desde Platão e Euclides, mas não antes deles, a geometria aparece, em lugar da aritmética, como o instrumento fundamental de todas as explicações e descrições físicas, na teoria da matéria e na cosmologia (POPPER, 1982, p.117).

Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por dois pareceristas. Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado. Uma vez aceito para publicação, solicita-se ao(s) autor(es) uma versão do artigo em CD ou por e-mail, utilizando o processador Word.


Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por dois pareceristas.
Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado.
Uma vez aceito para publicação, solicita-se ao(s) autor(es) uma versão do artigo em Word.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.

  2. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos.

  3. O texto usa uma fonte de 12-pontos, emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL), tem figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  5. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega

  6. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  7. As figuras e tabelas não excedem as seguintes dimensões:

    16 cm de largura

    24 cm de comprimento.

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

 

 

Creative Commons License
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.