Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho deve ser original e inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista.

  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word.

  • O texto do artigo submetido deve usar fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento entre linhas “Pelo Menos, 17 pt", recuo da primeira linha de 1,5 cm, empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) e ter, no máximo, 30 páginas

    As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e não em seu final e não podem exceder as seguintes dimensões:16 cm de largura e 24 cm de comprimento.

  • Todos os autores devem ser listados no momento da submissão. Se o artigo for aceito para publicação, não será permitida a inclusão de novos autores a posteriori. 

  • A identificação de autoria do trabalho deve ser completamente removida do documento submetido e da opção Propriedades no Word, garantindo, assim, o critério de sigilo da revista durante a avaliação.


  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos (Ex.: <http://www.ibict.br>).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • Avaliação dos artigos: Em decorrência da dificuldade de conseguir pareceres nas férias da maioria dos professores universitários, os artigos, apesar de terem submissão contínua, só serão encaminhados à arbitragem entre os meses de março a novembro.

Diretrizes para Autores

Clique aqui para baixar o template para submissão de artigos à revista

Os artigos submetidos devem conter as seguintes informações:

- título do artigo no idioma do respectivo artigo (português ou espanhol) e em inglês;

- resumo no idioma do respectivo artigo e em inglês;

- palavras-chave do artigo no idioma do artigo e em inglês;

- indicação da seção da revista em que se enquadra;

- referências bibliográficas seguindo as normas da ABNT, ao final do texto.

 

Por exemplo (algumas referências são fictícias e outras verdadeiras):

 

Para um, dois, três ou mais autores:

Um autor: FORATO, T. C. M.

Dois ou três autores: FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A.

Mais que três autores: SILVA, F. R. et al.

 

Para artigos em periódicos:

CABRAL, S. C. C.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 263-277, dez. 2001.

 

Para artigos em periódicos eletrônicos:

SILVA, M. T.; BELTRAM, L. K. Cambios conceptuales en Astronomia en niños entre 10 y 12 años de edad. Educación & Ciencia, Ciudad, v. 14, n. 43, mayo 2002. Disponible en: http://www.scielo.ar/edu. Acceso en: 15 feb. 2003.

 

Para trabalhos publicados em atas de congressos, simpósios, etc.:

ZANETIC, J. Física e literatura: uma integração possível. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 5., 1996, Águas de Lindóia. Atas [...]. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 1997. p. 27-33.

VILLANI, A. Formação do professor de ciências no Brasil: tarefa impossível? In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002, Águas de Lindóia. Atas [...]. São Paulo: SBF, 2002. 1 CD.

BELTRAM, L. K. et al. Investigación en Enseñanza de Astronomia en Latinoamerica. In: SILVA, M. T. et al. (Eds). ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, I, 2005, Rio de Janeiro. Atas [...]. São Paulo: Instituto Nacional, 2005. (CD-ROM, arquivo: p097-125.pdf) (painel; resumo 2p)

 

Dissertações e teses:

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.

MASSONI, N. T. A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de Física: a questão da mudança epistemológica. 2010. 412 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre, 2010.

 

Para livros:

ASSIS, A. K. T. Os fundamentos experimentais e históricos da Eletricidade. Montreal: Apeiron, 2010. 274 p.

SOBRENOME, N. Título do livro. Tradução: Antônio Borges. 2. ed. Brasília: Papirus Editora, 2010. 248 p. v. 3.

 

Para capítulos de livros:

Autor do capítulo é o mesmo do livro:

BORGES, B. Estudando Astronomia. In: BORGES (Ed.) A Aprendizagem de Astronomia. Cidade: Editora, 1998. cap. 2, p. 13-36.

 

Capítulo com autoria própria:

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. cap. 3. p. 15-24.

 

Nas citações de pessoas físicas: 

Na referência a um autor em uma sentença, o nome deste deve ser colocado somente com as letras iniciais maiúsculas, mesmo quando estiver entre parênteses (Mudança nas NBR 10520/2023). Por exemplo:

Soares (1977), Ferreira (1978), Pimentel (1979), Watanabe (1980), Saad (1983) e Pinho Alves (1988), entre outros, apresentam e comentam as diferentes maneiras como o laboratório didático é concebido e seus possíveis enfoques ou abordagens.

Diversos autores apresentam e comentam as diferentes maneiras como o laboratório didático é concebido e seus possíveis enfoques ou abordagens (Soares, 1977; Ferreira, 1978; Pimentel, 1979; Watanabe, 1980; Saad, 1983; Pinho Alves,1988).

 

Nas citações de pessoas jurídicas:

O nome da pessoa jurídica ou sua sigla deve ser grafado em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se, no entanto, que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.

Ex.: (Organização Mundial da Saúde, 2010, p. xi).

Ex.: (IBGE, 2011, p. 3).

 

O ponto final da frase ou do trecho da citação deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

Desde Platão e Euclides, mas não antes deles, a geometria aparece, em lugar da aritmética, como o instrumento fundamental de todas as explicações e descrições físicas, na teoria da matéria e na cosmologia (Popper, 1982, p. 117).

 

Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por dois pareceristas. Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado. Uma vez aceito para publicação, solicita-se ao(s) autor(es) uma versão do artigo utilizando o processador Word.

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Pesquisas teóricas ou empíricas sobre aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de Ciências/Física em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências/Física e inclusão escolar; abordagens e práticas de avaliação; educação em espaços não formais.

Formação de Professores de Ciências/Física

Pesquisas teóricas ou empíricas sobre modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis de escolaridade; análise de programas e políticas de formação na graduação, em serviço e na pós-graduação; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

Pesquisas teóricas ou empíricas relacionadas à educação em Ciências/Física com aportes da História da Ciência; da Epistemologia e Filosofia da Ciência; da Sociologia do conhecimento científico; estudos sobre a natureza da ciência; estudos de gênero com aportes da História, Filosofia e Sociologia da Ciência.

Currículo de Ciências/Física

Pesquisas em ensino de Ciências/Física, teóricas ou empíricas, relacionadas a abordagens CTS/CTSA; questões sociocientíficas; temas controversos; alfabetização científica e tecnológica; letramento científico, multiculturalismo, interculturalidade e decolonialidade; estudos sobre gênero; políticas de ações afirmativas; políticas curriculares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.