Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
O trabalho deve ser original e inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista.
-
Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word.
-
O texto do artigo submetido deve usar fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento entre linhas “Pelo Menos, 17 pt", recuo da primeira linha de 1,5 cm, empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) e ter, no máximo, 30 páginas.
As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e não em seu final e não podem exceder as seguintes dimensões:16 cm de largura e 24 cm de comprimento.
-
Todos os autores devem ser listados no momento da submissão. Se o artigo for aceito para publicação, não será permitida a inclusão de novos autores a posteriori.
-
A identificação de autoria do trabalho deve ser completamente removida do documento submetido e da opção Propriedades no Word, garantindo, assim, o critério de sigilo da revista durante a avaliação.
-
Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos (Ex.: <http://www.ibict.br>).
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
-
Avaliação dos artigos: Em decorrência da dificuldade de conseguir pareceres nas férias da maioria dos professores universitários, os artigos, apesar de terem submissão contínua, só serão encaminhados à arbitragem entre os meses de março a novembro.
Ensino e aprendizagem de Ciências/Física
Pesquisas teóricas ou empíricas sobre aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de Ciências/Física em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências/Física e inclusão escolar; abordagens e práticas de avaliação; educação em espaços não formais.
Formação de Professores de Ciências/Física
Pesquisas teóricas ou empíricas sobre modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis de escolaridade; análise de programas e políticas de formação na graduação, em serviço e na pós-graduação; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.
História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física
Pesquisas teóricas ou empíricas relacionadas à educação em Ciências/Física com aportes da História da Ciência; da Epistemologia e Filosofia da Ciência; da Sociologia do conhecimento científico; estudos sobre a natureza da ciência; estudos de gênero com aportes da História, Filosofia e Sociologia da Ciência.
Currículo de Ciências/Física
Pesquisas em ensino de Ciências/Física, teóricas ou empíricas, relacionadas a abordagens CTS/CTSA; questões sociocientíficas; temas controversos; alfabetização científica e tecnológica; letramento científico, multiculturalismo, interculturalidade e decolonialidade; estudos sobre gênero; políticas de ações afirmativas; políticas curriculares.
Declaração de Direito Autoral
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.