Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Clique aqui para baixar o template para submissão de artigos à revista

Os artigos submetidos devem conter as seguintes informações:

- título do artigo no idioma do respectivo artigo (português ou espanhol) e em inglês;

- resumo no idioma do respectivo artigo e em inglês;

- palavras-chave do artigo no idioma do artigo e em inglês;

- indicação da seção da revista em que se enquadra;

- referências bibliográficas seguindo as normas da ABNT, ao final do texto.

 

Por exemplo (algumas referências são fictícias e outras verdadeiras):

 

Para um, dois, três ou mais autores:

Um autor: FORATO, T. C. M.

Dois ou três autores: FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A.

Mais que três autores: SILVA, F. R. et al.

 

Para artigos em periódicos:

CABRAL, S. C. C.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 263-277, dez. 2001.

 

Para artigos em periódicos eletrônicos:

SILVA, M. T.; BELTRAM, L. K. Cambios conceptuales en Astronomia en niños entre 10 y 12 años de edad. Educación & Ciencia, Ciudad, v. 14, n. 43, mayo 2002. Disponible en: http://www.scielo.ar/edu. Acceso en: 15 feb. 2003.

 

Para trabalhos publicados em atas de congressos, simpósios, etc.:

ZANETIC, J. Física e literatura: uma integração possível. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 5., 1996, Águas de Lindóia. Atas [...]. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 1997. p. 27-33.

VILLANI, A. Formação do professor de ciências no Brasil: tarefa impossível? In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002, Águas de Lindóia. Atas [...]. São Paulo: SBF, 2002. 1 CD.

BELTRAM, L. K. et al. Investigación en Enseñanza de Astronomia en Latinoamerica. In: SILVA, M. T. et al. (Eds). ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, I, 2005, Rio de Janeiro. Atas [...]. São Paulo: Instituto Nacional, 2005. (CD-ROM, arquivo: p097-125.pdf) (painel; resumo 2p)

 

Dissertações e teses:

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.

MASSONI, N. T. A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de Física: a questão da mudança epistemológica. 2010. 412 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre, 2010.

 

Para livros:

ASSIS, A. K. T. Os fundamentos experimentais e históricos da Eletricidade. Montreal: Apeiron, 2010. 274 p.

SOBRENOME, N. Título do livro. Tradução: Antônio Borges. 2. ed. Brasília: Papirus Editora, 2010. 248 p. v. 3.

 

Para capítulos de livros:

Autor do capítulo é o mesmo do livro:

BORGES, B. Estudando Astronomia. In: BORGES (Ed.) A Aprendizagem de Astronomia. Cidade: Editora, 1998. cap. 2, p. 13-36.

 

Capítulo com autoria própria:

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. cap. 3. p. 15-24.

 

Nas citações de pessoas físicas: 

Na referência a um autor em uma sentença, o nome deste deve ser colocado somente com as letras iniciais maiúsculas, mesmo quando estiver entre parênteses (Mudança nas NBR 10520/2023). Por exemplo:

Soares (1977), Ferreira (1978), Pimentel (1979), Watanabe (1980), Saad (1983) e Pinho Alves (1988), entre outros, apresentam e comentam as diferentes maneiras como o laboratório didático é concebido e seus possíveis enfoques ou abordagens.

Diversos autores apresentam e comentam as diferentes maneiras como o laboratório didático é concebido e seus possíveis enfoques ou abordagens (Soares, 1977; Ferreira, 1978; Pimentel, 1979; Watanabe, 1980; Saad, 1983; Pinho Alves,1988).

 

Nas citações de pessoas jurídicas:

O nome da pessoa jurídica ou sua sigla deve ser grafado em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se, no entanto, que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.

Ex.: (Organização Mundial da Saúde, 2010, p. xi).

Ex.: (IBGE, 2011, p. 3).

 

O ponto final da frase ou do trecho da citação deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

Desde Platão e Euclides, mas não antes deles, a geometria aparece, em lugar da aritmética, como o instrumento fundamental de todas as explicações e descrições físicas, na teoria da matéria e na cosmologia (Popper, 1982, p. 117).

 

Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por dois pareceristas. Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado. Uma vez aceito para publicação, solicita-se ao(s) autor(es) uma versão do artigo utilizando o processador Word.

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Pesquisas teóricas ou empíricas sobre aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de Ciências/Física em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências/Física e inclusão escolar; abordagens e práticas de avaliação; educação em espaços não formais.

Formação de Professores de Ciências/Física

Pesquisas teóricas ou empíricas sobre modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis de escolaridade; análise de programas e políticas de formação na graduação, em serviço e na pós-graduação; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

Pesquisas teóricas ou empíricas relacionadas à educação em Ciências/Física com aportes da História da Ciência; da Epistemologia e Filosofia da Ciência; da Sociologia do conhecimento científico; estudos sobre a natureza da ciência; estudos de gênero com aportes da História, Filosofia e Sociologia da Ciência.

Currículo de Ciências/Física

Pesquisas em ensino de Ciências/Física, teóricas ou empíricas, relacionadas a abordagens CTS/CTSA; questões sociocientíficas; temas controversos; alfabetização científica e tecnológica; letramento científico, multiculturalismo, interculturalidade e decolonialidade; estudos sobre gênero; políticas de ações afirmativas; políticas curriculares.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.