Por quem os sinos dobram
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e104017Palavras-chave:
Área 51 da CAPES, Mestrado Nacional Profissional, Formação de Professores, Modelo de DéficitResumo
O editorial Por quem os sinos dobram compõe uma série do Caderno Brasileiro de Ensino de Física de editoriais a respeito de políticas públicas de formação de professores. Nossa intenção é provocar uma reflexão crítica sobre essas políticas no Brasil, com foco na criação da área 51 da CAPES. O fio condutor de nossa argumentação é a submissão recente pela Sociedade Brasileira de Física – a essa nova área de avaliação da CAPES – da proposta de criação de um curso novo de Doutorado Nacional Profissional em Ensino de Física. Propomos uma reflexão sobre a relação desse curso com outros programas de pós-graduação profissionais; em especial, com o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O que desejamos é fomentar um diálogo aberto e fundamentado, especialmente, diante das tensões e desafios que emergem no campo da formação de professores, considerando a necessidade urgente de superação de modelos tecnicistas historicamente arraigados.
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