Por quem os sinos dobram

Autores

  • Arnaldo Vaz COLTEC /UFMG; Secretário de Ensino da SBF (2023-2025)
  • Andreia Guerra CEFET/RJ, Conselheira Titular da SBF (2021-2025)
  • Cristiano Mattos USP, Conselheiro Titular SBF (2021-2025)
  • André Ferrer UFRN, Conselheiro Titular da SBF (2023-2027)
  • Katemari Rosa UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e104017

Palavras-chave:

Área 51 da CAPES, Mestrado Nacional Profissional, Formação de Professores, Modelo de Déficit

Resumo

O editorial Por quem os sinos dobram compõe uma série do Caderno Brasileiro de Ensino de Física de editoriais a respeito de políticas públicas de formação de professores. Nossa intenção é provocar uma reflexão crítica sobre essas políticas no Brasil, com foco na criação da área 51 da CAPES. O fio condutor de nossa argumentação é a submissão recente pela Sociedade Brasileira de Física – a essa nova área de avaliação da CAPES – da proposta de criação de um curso novo de Doutorado Nacional Profissional em Ensino de Física. Propomos uma reflexão sobre a relação desse curso com outros programas de pós-graduação profissionais; em especial, com o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O que desejamos é fomentar um diálogo aberto e fundamentado, especialmente, diante das tensões e desafios que emergem no campo da formação de professores, considerando a necessidade urgente de superação de modelos tecnicistas historicamente arraigados.

Biografia do Autor

Arnaldo Vaz, COLTEC /UFMG; Secretário de Ensino da SBF (2023-2025)

Professor Associado, efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desde 1997. Tem Licenciatura em Física (1985) e Mestrado em Ensino de Ciências (1989) pela Universidade de São Paulo. É PhD em Educação (1996) pela University of Surrey (Inglaterra). Docente credenciado, desde 1997, no Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Inovar (dgp.cnpq.br/.../0303256817358474).

Andreia Guerra, CEFET/RJ, Conselheira Titular da SBF (2021-2025)

Licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986, concluiu o mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993 e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atua como professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca- RJ e fui coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET/RJ (2011-2014). É coautora das coleções Breve História da Ciência Moderna. Desde 2019, está como presidente do International History, Philosophy and Science Teaching Group (www.ihpst.net). Atua, desde 2015, como editora associada do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e tem participado do processo de renovação da revista. Em 2020, como decorrência desse processo editou com I. Gurgel e C. Moura o número temático Ciências, Educação em Ciências em tempos de pós-verdade. É líder do grupo de pesquisa do CNPq Grupo de Pesquisa em Educação Científica, História da Ciência e Cultura e coordena o NIEHCC (Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura - niehcc.wordpress.com). Área de investigação: História, Filosofia e Sociologia das ciências, História Cultural da Ciência, educação científica e formação de professores.

Cristiano Mattos, USP, Conselheiro Titular SBF (2021-2025)

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ensino de Ciências, com ênfase em Epistemologia da Física, e Doutor em Física, com ênfase em Sistemas Cognitivos artificiais, pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Livre Docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência e Complexidade (ECCo). Sua pesquisa tem como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Histórico-Cultural da Atividade em uma perspectiva freireana com a qual desenvolve atividades de ensino de ciências como instrumento para sustentar uma educação emancipadora e democrática para equidade social e econômica.

André Ferrer, UFRN, Conselheiro Titular da SBF (2023-2027)

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Leeds, no Reino Unido, entre Out/2013 e Set/2014; e na Universidade de São Paulo entre Ago/2019 e Jul/2020. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura.

Katemari Rosa, UFBA

Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde atua como Coordenadora de Programas e Projetos na Pró-Reitoria de Extensão. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e formação de professoras e professores de física.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Vaz, A., Guerra, A., Mattos, C., Ferrer, A., & Rosa, K. (2024). Por quem os sinos dobram. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 468–486. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e104017

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