Ensino de Física e História da Ciência sob uma perspectiva da sociopolítica: características e desafios a partir de uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e97089

Palavras-chave:

Ensino de Física, História da Ciência, Sociopolítica

Resumo

Diante de um cenário de crise promovido pelas incongruências do capitalismo, colonialismo e patriarcado, a luta por justiça social e combate às desigualdades sociais têm ganhado mais espaço na educação em ciências. Autores da área da educação em ciências, a partir de perspectivas sociopolíticas, têm defendido a história como forma de investigar como chegamos ao status quo e, portanto, como podemos construir futuros alternativos. Através da história do ensino de ciências e das necessidades da pesquisa com perspectivas sociopolíticas, articulamos a História da Ciência com o Ensino de Física e construímos esta pesquisa. Dessa forma, buscamos compreender como as pesquisas da associação têm se estruturado e de que maneira as perspectivas sociopolíticas, segundo alguns referenciais específicos, são mobilizadas a partir dessa estrutura. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em dois periódicos do ensino de física, usando como intervalo temporal os anos de 2002-2023. Aplicando critérios de seleção encontramos 168 artigos que junto a uma leitura crítica foram agrupados a partir de temáticas e subtemáticas para a construção da análise. Por fim, apresentamos alguns resultados que evidenciam como a área se orienta por seus marcos iniciais, como a aprendizagem de conceitos científicos e as discussões sobre a ciência. Além disso, as questões de gênero têm sustentado perspectivas sociopolíticas dentro dessa interseção, sobretudo a partir da trajetória de alguns pesquisadores.

Biografia do Autor

Taina de Araujo Carvalho, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ.

Andreia Guerra , CEFET-RJ

Licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986, concluiu o mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993 e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atua como professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca – RJ.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Carvalho, T. de A., & Guerra , A. (2025). Ensino de Física e História da Ciência sob uma perspectiva da sociopolítica: características e desafios a partir de uma pesquisa bibliográfica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(2), 315–350. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e97089

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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