A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica

Autores

  • Andreia Guerra CEFET - Rio de Janeiro
  • Jairo Dias de Freitas FIOCRUZ - Rio de Janeiro
  • José Claudio Reis Colégio Pedro II - Rio de Janeiro
  • Marco Antonio Barbosa Braga CEFET - Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo.

Biografia do Autor

Andreia Guerra, CEFET - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jairo Dias de Freitas, FIOCRUZ - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), especialização em Especialização Em Educação e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (2001) e mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Claudio Reis, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Marco Antonio Barbosa Braga, CEFET - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela PUC-RJ (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Guerra, A., Freitas, J. D. de, Reis, J. C., & Braga, M. A. B. (1998). A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(1), 32–46. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>