A natureza da ciência no ensino de física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional

Autores

  • Abigail Vital Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Andreia Guerra CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p225

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as estratégias utilizadas  por professores de Física egressos do Mestrado Profissional, na construção de propostas pedagógicas em que o conceito de Natureza da Ciência é utilizado como eixo condutor do ensino de Física no Ensino Médio. O objetivo do artigo é analisar os caminhos seguidos por tais professores e verificar como as referências atuais sobre o tema foram por eles incorporadas.  A abordagem qualitativa e a análise temática de conteúdos foram utilizadas como caminho metodológico e os resultados indicam que os objetivos dos professores foram alcançados, na maioria das vezes, de maneira satisfatória em relação à compreensão do processo de construção do conhecimento científico.

 

Biografia do Autor

Abigail Vital, Centro Universitário Geraldo di Biase

Andreia Guerra, CEFET-RJ

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Vital, A., & Guerra, A. (2014). A natureza da ciência no ensino de física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(2), 225–257. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p225

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)