Uma abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo no ensino médio

Autores

  • Andreia Guerra CEFET - Rio de Janeiro
  • José Claudio Reis Colégio Pedro II - Rio de Janeiro
  • Marco Antonio Barbosa Braga CEFET - Rio de Janeiro

Resumo

Partindo de uma reflexão sobre a relação entre a história da ciência e ensino, procura-se selecionar uma temática para explicitar um currículo com viés histórico-filosófico. O tema escolhido foi a primeira fase do eletromagnetismo, de 1820 a 1832. Para que o currículo em questão possa ser melhor analisado, os autores apresentam inicialmente conclusões a respeito de um estudo histórico-filosófico realizado sobre o tema. A seguir, descrevem em detalhes a proposta curricular, destacando uma aplicação da mesma numa realidade escolar concreta do ensino médio

Biografia do Autor

Andreia Guerra, CEFET - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Claudio Reis, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Marco Antonio Barbosa Braga, CEFET - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela PUC-RJ (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Guerra, A., Reis, J. C., & Braga, M. A. B. (2004). Uma abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo no ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(2), 224–248. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6433

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>