Uma abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo no ensino médio

Andreia Guerra, José Claudio Reis, Marco Antonio Barbosa Braga

Resumo


Partindo de uma reflexão sobre a relação entre a história da ciência
e ensino, procura-se selecionar uma temática para explicitar um
currículo com viés histórico-filosófico. O tema escolhido foi a primeira
fase do eletromagnetismo, de 1820 a 1832. Para que o currículo
em questão possa ser melhor analisado, os autores apresentam inicialmente
conclusões a respeito de um estudo histórico-filosófico realizado
sobre o tema. A seguir, descrevem em detalhes a proposta curricular,
destacando uma aplicação da mesma numa realidade escolar
concreta do ensino médio

Palavras-chave


Ensino de ciências; interdisciplinaridade; História da Ciência; Filosofia da Ciência; eletromagnetismo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >